Gaza Condenada à Guerra Sem Fim

Gaza Condenada à Guerra Sem Fim


O GRINGO ACORDOU! CASA BRANCA MANDA PARAR A GUERRA EM GAZA!

Pacotão de ‘paz’ cheira a gambiarra e Netanyahu já tá de olho pra melar tudo. Povo palestino e reféns no meio do fogo cruzado!

Depois de DOIS ANOS de chumbo grosso e um mar de sangue, o chefão da Casa Branca finalmente resolveu mexer os pauzinhos pra acabar com a guerra em Gaza. O gringo se encontrou com o primeirão de Israel, o tal do Netanyahu, e agora tem uma papelada na mesa pra ver se o quebra-pau acaba de vez.

Mas segura a emoção, que o negócio já nasce torto! A rapaziada do Hamas, que tem que entregar as armas e se render, nem disse se topa a parada. Ou seja, é um plano que exige a rendição do inimigo sem nem perguntar pra ele! É pedir pra dar errado! E os obstáculos pra botar essa gambiarra de pé são do tamanho de um bonde.

Qualquer coisinha pra parar a carnificina e soltar os reféns que ainda sofrem no cativeiro é bem-vinda, claro. Mas vamos falar a real: por que demorou tanto? O manda-chuva americano deu passe livre pro governo casca-grossa do Netanyahu fazer o que quisesse. Deixou o cara violar cessar-fogo, botar um cerco que matou gente de fome e tocar o terror em Gaza. Agora, com mais de 66 mil mortos no caixão, ele aparece com um plano? Tarde demais! Tem gente do mundo todo, até da ONU, gritando que o que Israel tá fazendo é genocídio, e o gringo só assistindo de camarote!

No papel, a coisa parece bonita: o tiroteio para na hora e o Hamas tem 72 horas pra soltar os 48 reféns que ainda tão no cativeiro. Depois, um comitê de engravatados palestinos assume a bagaça, mas com um monte de gringo mandando por cima. Botaram até o ex-primeirão britânico Tony Blair, aquele da guerra do Iraque, pra ser uma espécie de síndico de Gaza. Pode isso? E pra garantir a ‘paz’, uma tropa internacional vai patrulhar as ruas junto com a polícia local.

A promessa é de que o povo de Gaza não será expulso de suas casas e que Israel não vai ocupar a terra. Falam até, da boca pra fora, em criar um Estado Palestino um dia.

O problema é o que não tá escrito! O plano não diz COMO vão tirar as armas do Hamas nem QUANDO os soldados de Israel vão vazar de lá. É um queijo suíço, cheio de buraco! E o pior: todo mundo já sabe que o Netanyahu vai tentar enrolar e distorcer tudo pra se dar bem. O cara não quer nem ouvir falar de um Estado Palestino e já avisou que a segurança geral de Gaza continua sendo problema dele. Estão entregando a chave do galinheiro pra raposa!

A verdade nua e crua é que esse plano é a única faísca de esperança pro povo sofrido de Gaza e pros reféns. Mas se o chefão da Casa Branca achar que é só assinar o papel, tirar uma foto e ir embora, a desgraça vai ser maior ainda. Washington tem que ficar em cima, botar pressão e entender que isso é só o começo de uma treta que já dura décadas.

Se falhar, o sangue vai continuar jorrando, e a conta, como sempre, vai sobrar pros inocentes dos dois lados.

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também