CHOCANTE: ITÁLIA MUDOU REGRAS E PODE DEIXAR 32 MILHÕES DE BRASILEIROS SEM CIDADANIA!
Você leu certo! A Itália decidiu apertar as regras e agora a cidadania só será reconhecida para duas gerações! E não acaba por aí… As novas normas atingem a comunidade ítalo-brasileira como uma bomba atômica! ⚡
ALERTA! PLEITEAR CIDADANIA AGORA É MISSÃO IMPOSSÍVEL!
As novas regras entraram em vigor logo após um decreto cheio de controvérsias do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani. Aproximadamente 32 milhões de brasileiros que sonham em obter a tão desejada cidadania italiana vão ter que engolir este novo golpe! E aqueles que já deram entrada antes do fatídico 28 de março seguem as regras antigas, ao menos essa luzinha ainda brilha!
O QUE MUDA? CIDADANIA RESTRITA!
Agora, só filhos e netos de italianos nascidos fora do país terão a chance de correr atrás do reconhecimento! E quem tem dupla nacionalidade? Pode esquecer! Os ítalo-brasileiros foram jogados para escanteio e não poderão mais passar a cidadania para seus filhos. É de deixar qualquer um de cabelo em pé!
MORAR NA ITÁLIA: A ÚNICA SALVAÇÃO?
Se você tem a cidadania, uma outra alternativa é se mudar para a Itália por pelo menos dois anos antes do nascimento do seu filho! Mas, assim como tudo nesse jogo, essa possibilidade já se torna uma verdadeira miragem para muitos que não têm como fazer essa mudança.
FILHOS MENORES TÊM UM CAMINHO MAIS FÁCIL, MAS…
Para menores de idade, a coisa é um pouco mais simples, mas a janela de oportunidade é apertada! Os pais precisam declarar o desejo de cidadania logo após o nascimento ou adoção. Caso contrário, os pequenos também terão que se mudar para a terra da bota para sonhar em virar cidadãos!
ATENÇÃO: PAI E MÃE ITALIANOS, NÃO PERCA O PRAZO!
E tem mais! Para filhos de italianos menores de 18 anos, a declaração de vontade pode ser feita até 31 de maio de 2026, desde que um dos pais já tenha a cidadania ou o pedido dado até 27 de março de 2025. O tempo está correndo e essa é uma corrida contra o relógio! ⏳
Em meio a tantas reviravoltas, fica o recado: prepare-se, porque quem tem ascendência italiana vai ter que se desdobrar para não ficar de fora dessa nova realidade!
Crédito da foto publicada: jovempan.com.br