O FIM DA LIBERDADE INFANTIL: CRIANÇAS AMARRADAS EM CASA!
O VERÃO QUE JÁ FOI DE AVENTURAS AGORA É SOFRIMENTO!
Crianças, antes felizes e livres, agora vivem enclausuradas como prisioneiras de seus próprios lares! Lembra da época em que você pedalava a bicicleta por quilômetros, explorando cada canto das florestas e manguezais? Pois é, isso virou história. Hoje em dia, os pequenos nem conseguem dar um rolê ao lado de casa sem um responsável de olho na cada passo!
Pesquisas bombásticas revelam que o território onde as crianças podem brincar e explorar foi reduzido a míseros metros! Nos anos 50, os avós andavam até três quilômetros sozinhos. Agora, na geração atual, nem uma simples visita ao amigo da porta ao lado é permitida!
A REALIDADE DOS PEQUENOS: EXPLORAÇÃO ZERO E ANSIEDADE ALTA!
O que está acontecendo? Estão criando uma geração de mentes aprisionadas! Com cada vez menos liberdade, as crianças vivem mais ansiosas e deprimidas. De acordo com especialistas, a falta de brincadeiras ao ar livre e de tempo para se relacionar com outras crianças é um veneno para o desenvolvimento infantil!
Estão vendendo a ideia de que o mundo agora é um lugar perigoso – mas será mesmo? O medo de estranhos aprisiona as crianças, quando, na real, as estatísticas mostram que os perigos são mínimos. Você sabia que uma criança precisaria brincar fora de casa por 750 mil anos para ser sequestrada? Isso mesmo!
TRÂNSITO VIOLENTO, MAS CADÊ A LIBERDADE?
Sim, os perigos nas ruas aumentaram com motoristas mais agressivos. Mas mesmo assim, as crianças são mantidas em uma bolha: não podem nem andar sozinhas na calçada de casa! E se os pais ousarem deixar os pequenos explorar? O risco de condenação por negligência paira como uma sombra, segurando a liberdade do futuro delas!
O QUE ESTÃO FAZENDO PARA MUDAR ESSE CAOS?
Enquanto isso, em outros lugares do mundo, iniciativas incríveis estão surgindo para devolver a exploração de volta às mãos das crianças! Em algumas cidades, os pais estão organizando encontros em parques para que os pequenos brinquem despreocupadamente. Na Finlândia, aos 7 anos, até as crianças já vão sozinhas para a escola!
E aqui? O que será que a nossa sociedade está esperando para se mexer e garantir que os pequenos possam aproveitar a infância como deveriam?
O tempo de agir é agora! Vamos exigir a liberdade que pertence às crianças, antes que essa geração cresça sem saber o que significa realmente explorar o mundo!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br