ALERTA MÁXIMO: Inflacão de Um Mês Pode Arruinar Seus Investimentos!

ALERTA MÁXIMO: Inflacão de Um Mês Pode Arruinar Seus Investimentos!


TÍTULO: FALTA DE RAZO! Inflacionou em Fevereiro, e a Economia Vai ao Fundo do Poço!

Você acredita que dá pra decidir o futuro da economia só com a temperatura de um verão escaldante? Pois é, tem marmanjo por aí que parece que acredita nisso! Fevereiro veio com um IPCA de 1,31%, e o resultado? Um verdadeiro pânico entre os investidores! Mas calma, galera! Será que esse alvoroço todo indica que estamos na beira do abismo inflacionário ou é só mais uma novela repetida?

É como a temperatura do verão que engana: o calor pode passar, mas a inflação tem seu ciclo maluco! Nos últimos 20 anos, olha só essa bomba: quase 2/3 da inflação do ano acontece entre outubro e março. Então, fazer apostas mirabolantes com base nesse mês de fevereiro pode ser um tiro no pé!

As médias históricas não mentem! Entre outubro e março, o IPCA estoura a média em impressionantes 3,5%. Já de abril a setembro? Um choro com 1,9%! Ou seja, quem acha que essa inflação de fevereiro vai durar é como acreditar que o verão nunca acaba! Essa dança dos números acontece por causa dos reajustes nas escolas, planos de saúde e tarifas que vêm com tudo no primeiro semestre!

E quanto ao IPCA de fevereiro de 2025? Um número que parece aterrador, mas que, juntando com janeiro, tá bem dentro do que já vivemos no passado. Não se deixe levar pela ansiedade! O investidor apressado pode acabar se perdendo em um mar de decisões erradas, como largar os títulos pós-fixados com medo de um surto inflacionário que pode nem vir!

E olha a bomba chegando! As previsões para março e abril, segundo a Anbima, são de 0,55% e 0,48%, patamares normais! Ou seja, essa "nova inflação" pode não ser tão assustadora assim! Mas, cuidado! O índice tá pressionado! Historicamente, a média do IPCA é de 5,5% ao ano, bem acima do que o Banco Central quer! Até por isso, a galera ainda espera mais um aumento na Selic!

Na hora de escolher os investimentos em renda fixa, não deixe que um mês de pânico mude a sua estratégia! Ignorar os padrões pode sair caro! O bom investidor sabe que oscilações são parte do jogo e que as decisões certas vêm de padrões, não de surtos de emoção!

Então, relaxa! Antes de sair trocando tudo por causa do calor de fevereiro, respira fundo! O calor passa, mas a estabilidade da renda fixa pode permanecer pra quem sabe analisar a situação com calma!

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também