ALERTA MUNDIAL: Acordo CHOCANTE da OMS promete MUDAR o futuro das pandemias!

ALERTA MUNDIAL: Acordo CHOCANTE da OMS promete MUDAR o futuro das pandemias!


Grito de Alerta! Acordo Mundial Promete Salvar o Planeta de Novas Pandemias!

Finalmente, a OMS Decide Bradar Guerreiro: A Hora de Combater Pandemias É Agora!

Na última terça-feira, uma bomba caiu em Genebra! Depois de longos e cansativos três anos de negociações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente cravou a faca no peito das pandemias com um acordo internacional de prevenção e cooperação! E quem pensa que isso é só mais um papo furado, pode preparar o coração!

O diretor-galáctico da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aclamou a vitória como um verdadeiro feito da ciência e agora o mundo pode respirar aliviado. O pacto promete uma coordenação mais rápida e afiada para evitar que a próxima calamidade tome conta do planeta como a Covid fez. E, convenhamos, a gente viu o que a descoordenação causou: países ricos empilhando vacinas enquanto os mais pobres estavam à míngua!

Pandemia, Tô Fora! Será que Esse Acordo Vira Realidade?

Agora, minha gente, o acordo traz um baita compromisso: acesso igualitário a produtos de saúde caso a próxima pandemia resolva dar as caras. A votação foi para lá de unânime: 124 votos a favor e nenhum contra! Mas não se empolguem, porque alguns peixinhos grandes, como Irã e Polônia, preferiram ficar na sombra, de olho na sua própria balança.

Olha só que coisa: a ideia é que cada farmacêutica que participar do acordo forneça à OMS 20% da sua produção em tempo real. Destes, 10% têm que ser doados! E a galera se pergunta: isso é sonho ou realidade? Os detalhes ainda vão ser negociados, e a expectativa é de que tenhamos que esperar mais dois anos para saber se esse tratado vai decolar ou não!

A Charada das Vacinas: Quem Fica Com a Fatia Mais Saborosa?

O foco é garantir que as vacinas cheguem a todos, mas durante a pandemia do Covid-19, o que vimos foram os países ricos empilhando doses como se fossem doces em uma festa! O acordo é, sem dúvida, uma resposta a todos os gritos de socorro que ecoaram durante os momentos sombrios da pandemia, mas será que ele vai conseguir agir antes que a próxima tragédia passe?

E, claro, a vigilância também não fica de fora: a nova abordagem de "uma só saúde" vai unir os setores humano, animal e ambiental. Afinal, 60% das novas doenças vêm de animais, e a gente não quer ver mais cenas de pânico, certo?

A batalha pela saúde pública continua, e vamos ficar de olho nos próximos passos. Essa luta é de todos nós e, se os governantes não jogarem limpo, o que se pode esperar de um acordo que ainda está no papel?

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também