TÍTULO: Itália DERRUBA CIDADANIA! Apenas Filhos e Netos de Italianos Nascidos na Terra-mãe Conseguirão Passaporte!
E AGORA? O sonho europeu está mais longe do que nunca!
Sangue italiano? Só quem tem pai ou avô nascido na Itália poderá sonhar em se tornar europeu! O governo italiano, com um contundente golpe na legislação, decidiu cancelar o sonho de muitos brasileiros e argentinos que outrora herdaram a cidadania por simplesmente serem filhos ou netos de italianos! Essa mudança veio como um furacão, levando a esperança de milhares pelo ralo!
O prédio do consulado? Fechado para novos pedidos! Isso mesmo! A partir de agora, somente aqueles com raízes diretas na terra da bota poderão solicitar cidadania. O Ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, deixou isso bem claro: "A nacionalidade não é passaporte para Miami", disparou ele, como um tiro no escuro, depois que a nova lei "sangrenta" foi aprovada!
O que muda? TUDO!
Antes, quem tinha um mero ancestral italiano, vivo após 1861, poderia bater à porta da cidadania. Agora, só os descendentes diretos vão poder se beneficiar – ou seja, se papai ou vovô não nasceram na Itália, pode esquecer! Quebra de sonhos em massa!
As novas regras entraram em vigor a partir da meia-noite de sexta-feira! Quem se atrasou e não protocolou até o dia 27 de março? Dançou! O governo alega que essas medidas vão desinchar a fila de pedidos nos consulados, mas, na verdade, é um grande ‘chega pra lá’ na geração que sonhava com a cidadania.
E se você acha que tudo para por aí, está redondamente enganado! Uma segunda fase da reforma prevê que os italianos residentes no exterior terão que se "conectar" com a Itália a cada 25 anos! E adivinha? As solicitações agora não poderão mais ser feitas nos consulados locais, mas sim diretamente em Roma! Um verdadeiro teste de resistência para aqueles que desejam o passaporte!
Governo a FAVOR da exclusão!
E quem pensa que isso é só mais uma mudança, está redondamente enganado! A coalizão liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni não esconde suas intenções de endurecer ainda mais as regras de imigração e cidadania. Eles dizem que estão combatendo um ‘mercado negro’ de passaportes, mas, na verdade, estão fechando as portas para quem deseja ser parte da Itália!
A fila de espera já é um pesadelo! São mais de 60 mil pedidos na burocracia italiana, com descendentes de italianos batendo às portas dos consulados à espera de um milagre! E enquanto os descendentes da América do Sul, que eram uma esperança para as fronteiras italianas, agora se veem em um beco sem saída, o governo não se importa: basta pensar nas cifras e nos ‘abusus’ que querem lucrar com a cidadania!
Alerta Geral! Preparem-se para as mudanças imediatas!
A Itália está afundando suas raízes, deixando atrás dela uma onda de injustiça e desespero. O que será da nossa gente? A exclusão está na ordem do dia, e cada vez mais brasileiros e argentinos se vêem à deriva em um mar de burocracia e desilusão. O sonho europeu agora é um verdadeiro pesadelo sem fim! E a pergunta que não quer calar: quem será o próximo a perder a chance de ser cidadão italiano?
Crédito da foto publicada: g1.globo.com