O Perfeccionismo: A Armadilha do Sofrimento Que Todos Ignoram!
Você sabia que o perfeccionismo é o "vilão" que se disfarça de virtude? Aquela qualidade que todo mundo elogia em entrevistas de emprego é, na verdade, uma bomba-relógio emocional pronta para explodir a qualquer momento! É isso mesmo! A busca pela excelência pode te levar a um labirinto sem saída de angústia e frustração!
Procrastinação: O Quebra-Cabeça Infernal do Perfeccionista!
Se você se identifica com essa armadilha, se prepare! A procrastinação é a primeira consequência desse monstro espreitando na sombra. A gente adia as tarefas, foge delas como o diabo da cruz, só para evitar a dor de perceber que nunca seremos "suficientemente bons"! Olha a cilada aí! O resultado? Um ciclo interminável de dor e frustração! É a vida se arrastando, enquanto a gente se convencia de que os outros estão sempre de olho na nossa suposta "capacidade absurda".
Levantar da Cama? Só Se For Para Ser Perfeito!
A luta diária é real! Não está na sua rotina perfeita? Então é melhor ficar deitado! Esse comodismo é agarrado pelo perfeccionista como se fosse seu último pedido! E quem nunca? Uma simples mensagem ou um raio de sol parece um Everest a ser escalado! O que está acontecendo, Brasil?
Amizades: A Luz no Fim do Túnel!
Foi uma amiga – a salvadora da pátrida – quem lançou a chave que poderia abrir as correntes de culpa que me aprisionavam: "Você não precisa fazer nada disso feliz, somente continue fazendo!" Que revelação! Com essas palavras, ela trouxe alívio, e agora sempre que a carga pesa, eu e essa frase nos juntamos para enfrentar o dragão chamado "perfeição".
Terapia: O Alívio Que Ninguém Espera!
Eis que na terapia, minha psicóloga me dá duas pérolas de sabedoria! "Feito é melhor do que perfeito" e "Você não precisa se amar"! Como assim? É isso mesmo! Você não precisa esperar uma carta de amor para começar a fazer as coisas. O amor-próprio pode ser um sonho distante, mas isso não significa que você não possa se atirar na vida e amar os outros, mesmo que você só consiga se tolerar.
Colocando a Mão na Massa Mesmo Sem Amor!
E aí está a verdade crua: se você ficar esperando o dia em que se ama para interagir, vai ficar isolado e sem amor por anos! A gente continua, faz mesmo que saia tudo erradíssimo, porque feito é sempre melhor do que perfeito! No final das contas, quem é que quer passar a vida parada, não é mesmo?
O recado tá dado, galera! Vamos juntos desmistificar essa busca pela perfeição que só traz dor! Porque, com certeza, "Fazer é viver!"
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br