AUGE DO HORROR: Câncer de Mama Explode Entre Jovens!

AUGE DO HORROR: Câncer de Mama Explode Entre Jovens!


"CANCRO EM GRAVIDEZ: O PESADelo de Mulheres Jovens!"

Siobhan Donovan é a prova viva de que não se pode baixar a guarda! Aos 33 anos, essa corredora dedicada, que comia seus vegetais e não fumava, foi tragicamente surpreendida por um inchaço em seu seio, bem no fim de uma gravidez perfeita com seu terceiro filho. O que parecia ser um simples desconforto se transformou em um pesadelo: câncer de mama metastático, espalhando suas garras malignas para os ossos!

"Fiquei em choque!", grita Siobhan, que nem sabia o que significava “metástase”. O que está acontecendo com as mulheres jovens? Uma nova onda devastadora de câncer de mama está assolando aquelas com menos de 50 anos! De 2012 a 2021, a incidência disparou em 1,4% a cada ano. O câncer de mama em mulheres abaixo dos 40? Agressivo como um touro enfurecido, e as chances de sobrevivência caem como um raio!

Enquanto os números de cânceres como o colorretal e gástrico também estão subindo, o câncer de mama está atacando com ferocidade implacável. Em 2024, quase 51 mil mulheres abaixo dos 50 anos foram diagnosticadas. Já imaginou? Isso é alarmante do jeito que você quiser olhar!

“Câncer é doença de velho!” – isso não se aplica mais! Para as mulheres, o câncer de mama parece não ter mais limites de idade. Mas o que está causando essa epidemia assustadora? Especialistas coçam a cabeça. As mamografias não estão ajudando a jovens, já que só começaram a recomendar antes dos 40, enquanto o câncer se espalha silenciosamente nas sombras.

Mudanças na fertilidade? Fatores ambientais? O que será que está por trás desse aumento? A exposição ao estrogênio está bombando! Os hormônios que deveriam proteger estão se tornando os vilões! E já era, amigas! A menstruação vem mais cedo e a menopausa mais tarde, aumentando a probabilidade de que o estrogênio danifique nosso DNA e crie células cancerosas.

Enquanto isso, as mulheres estão adiando a maternidade ou, pasmem, optando por não ter filhos! Isso é um risco! E a bebida? Ah, como as mulheres estão bebendo cada vez mais! Isso só aumenta ainda mais o perigo, danificando nosso corpo e fazendo o estrogênio subir como um balão de gás!

Sem falar na má alimentação e na vida sedentária! A cada dia, o câncer de mama levanta as armas e avança. E para piorar, as jovens não estão sendo examinadas regularmente, então quando se dão conta, o tumor já está na cara – grande e à mostra, como um intruso indesejado!

E a sobrevivência? Para as mulheres mais jovens, as taxas são piores, mas não se desesperem! A maioria delas consegue voltar a viver após a luta, mas a batalha é dura, muito dura!

Quase três anos se passaram desde que Siobhan recebeu a bomba do diagnóstico. Ela está de volta ao trabalho, mas a luta continua! Os tratamentos a deixaram com a saúde fragilizada, e seu filho mais novo nunca a viu com cabelo. Recentemente, ela teve a árdua tarefa de explicar à sua filha de 5 anos o que é viver com câncer de mama.

“Se me dissessem que veria três anos, não teria acreditado,” desabafa Siobhan. E mesmo diante do horror, a luta continua: “Estou ainda firme na batalha!”

A realidade é cruel, e o câncer de mama não escolhe vítimas! A hora é agora – precisamos urgentemente de conscientização e ação!

Crédito da foto publicada: www1.folha.uol.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também