AVC: SUS à Deriva! Prevenção e Atendimento em Crise!

AVC: SUS à Deriva! Prevenção e Atendimento em Crise!


Alerta Máximo: AVC Mata Mais que Covid e é Ignorado pelo Governo!

Brasil em Pânico: 84 mil Mortes por AVC em 2024! E Agora?

O AVC (acidente vascular cerebral) é uma máquina de matar e, pasmem, é a maior causa de mortes cardíacas no Brasil! É isso mesmo, meu amigo, só no ano passado, mais de 84 mil vidas foram ceifadas por essa ameaça invisível, que está em segundo lugar mundial, atrás apenas do temido infarto. E a rede pública de saúde? Simplesmente despreparada! Quem sente os sintomas pode até morrer esperando atendimento.

O Que Está Acontecendo?

Estudos alarmantes da Academia Americana de Neurologia mostram que a maioria dos casos de AVC poderia ser evitada. A hipertensão é a principal vilã, mas 50,7 milhões de brasileiros sofrem desse mal e só 33% conseguem controlar a pressão! É uma bomba-relógio prestes a explodir!

E quando um infeliz apresenta os sintomas – fraqueza, dor de cabeça intensa e dificuldade para falar – pode chorar: nem sempre um hospital decente estará a poucos passos. Para salvar uma vida, o tratamento deve ser feito em até 4 horas e 30 minutos. Difícil é encontrar um hospital que esteja preparado!

Um Desastre Nacional!

O Brasil conta apenas com 119 centros de AVC, muito insuficientes e mal distribuídos. No Pará, só existe um hospital que faz o procedimento de trombólise! E no Amazonas? Apenas em Manaus! E as regiões Norte e Centro-Oeste? Está todo mundo abandonado! E enquanto isso, a fila de espera só cresce!

São Paulo é um exemplo! Com seus 11 milhões de habitantes, apenas 3 hospitais estão preparados para atender a demanda! Cadê a ação do governo? A médica Maramélia Miranda clama por mais centros habilitados, mas a resposta do Ministério da Saúde é um “deixa pra depois”.

O que o Governo Diz?

Enquanto a população se debate, o Ministério da Saúde afirma oferecer 17 procedimentos para o tratamento do AVC no SUS. Mas quem acredita? As Secretarias de Saúde mais parecem focos de ineficiência e descaso. Enquanto isso, campanhas de conscientização são ignoradas enquanto vidas vão para o ralo.

O que a População Pode Fazer?

É gravíssimo! Se você sentir os sintomas de AVC, saia correndo para um hospital habilitado e não para uma UBS! E a saúde pública? Tem que informar como agir! O SAMU deve estar preparado para levar os pacientes para o local certo, mas parece que tudo está desorganizado.

O Protocolo de Emergência!

Quando os sintomas aparecem, é crucial fazer um exame de tomografia. Se a equipe médica não identificar se é um AVC isquêmico ou hemorrágico a tempo, a situação pode piorar muito! E para quem acha que a trombectomia é a salvação, saiba que é realizada em apenas 13 hospitais no Brasil – nenhum no Norte ou Centro-Oeste!

A Hipertensão: O Inimigo Silencioso!

Você sabia que a hipertensão pode levar a um AVC hemorrágico ou isquêmico? Controlar essa doença é mais que uma necessidade: é uma questão de vida ou morte! O sedentarismo, o excesso de sal e o estresse são os aliados do inimigo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia dá o alerta: fique de olho na pressão arterial!

Como Combater?

É hora de agir! Tome os remédios, tenha um estilo de vida saudável e isso inclui dica de ouro: uma colher de chá de sal por dia e muito exercício! Afinal, sua saúde vale mais que qualquer política enganosa!

O Brasil clama por ação urgente contra o AVC! Chega de descaso! É hora de lutar pela saúde do povo!

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também