O CAFÉ QUE FASCINOU O VATICANO: A BEBIDA DO DIABO QUE VIROU SAGRADA!
Prepare-se para uma viagem alucinante pelas origens do café, essa bebida que é puro néctar e já foi considerada “coisa do demônio”. Se você acha que conhece a história do café, é porque não ouviu os bastidores sórdidos e surpreendentes dessa bebida que conquistou até os papas!
O INÍCIO DE TUDO: CABRAS VICIADAS E UM PASTOR CURIOSO!
Tudo começou na Etiópia, onde um simples pastor chamado Kaldi fez uma descoberta que mudaria o mundo: suas cabras, depois de devorar frutinhas vermelhas, começaram a dar saltos como se estivessem em uma rave! Desesperado com a energia das cabras, Kaldi levou as frutas a um monge e, assim, o café começou sua jornada mágica e explosiva!
O CAFÉ ARRASA CORAÇÕES NA EUROPA!
Quando o café finalmente aterrissou na Europa do século 17, causou alvoroço! A Igreja Católica, em sua moralidade rigorosa, torceu o nariz: "Isso é coisa do muçulmano! Que bebida do diabo!" Mas quem poderia imaginar que o papa Clemente VIII, ao provar o elixir, sorriria e diria: “Esse pancadão é bom demais para ficar só com os infiéis!” A partir daí, o café ganhou status de santo, desafiando a tradição do vinho sagrado!
O CAFÉ TOMA CONTA DO VATICANO!
Dentro das paredes do Vaticano, o café virou o queridinho dos papas! Clemente XIV, o maior #CaféLover de todos os tempos, até oferecia xícaras fumegantes a visitas ilustres como quem dá uma benção! E não parou por aí! João Paulo II também não resistia ao espresso durante suas missões!
O CAFÉ BRASILEIRO: UMA BENÇÃO NO VATICANO!
E adivinha? A partir de 2009, o café que esquentava as xícaras do papa Francisco vinha direto do Brasil! Sim, isso mesmo! O famoso “Café Santo”, da Fazenda Aranquan, na Bahia, foi escolhido a dedo para ser o coração daquela reverência toda. Orgânico e biodinâmico, o café baiano fez história! Hoje, o “Santo Café” é um ícone e pode ser encontrado até na Dinamarca!
DE BEBIDA PROIBIDA A REMÉDIO SAGRADO!
De bebida satanás a santo remédio para a alma e corpo, o café percorreu um caminho incrível, mostrando que a verdadeira fé pode caber numa xícara! Então, na próxima vez que você levantar seu copo, lembre-se da saga desse grão que, até dentro do Vaticano, é sempre motivo para mais um golinho!
Prepare-se, porque essa bebida não é só história: é pura energia e tradição!
Crédito da foto publicada: www.cnnbrasil.com.br