ARGENTINA EM ALERTA: PESO DESPENCA, MAS MILEI TENTA TRUMFO COM "CEPO" LIBERADO!
Prepare-se, porque a economia da Argentina está numa montanha-russa sem freios! Com um governo enfraquecido e uma moeda em queda livre, o peso argentino bateu o desespero! Na véspera, o caos aconteceu: uma queda aterradora de 11,38%, e hoje fechou a mais murcha de todas: a 1.198 por dólar. Será que Milei vai dar conta do recado ou estamos caminhando para o abismo?
Enquanto isso, o S&P Merval, que balança as ações, viu uma dança estranha: pulou 4,70% mas derrapou 3,41% logo em seguida, deixando investidores com as calças na mão! Isso tudo depois do governo prometer a tão sonhada flexibilização do "cepo". Agora, sabemos, o "câmbio flutuante" entrou na linha – mas será que a moeda vai flutuar ou afundar ainda mais?
Milei prometeu jogar a antiga regra restritiva no lixo! Desde 2019, os argentinos estavam com as mãos amarradas para comprar dólares, mas agora a liberdade chegou – ou pelo menos é o que eles dizem! Com um acordo bombástico de US$ 20 bilhões com o FMI, será que o governo finalmente conseguiu dar um jeito na economia estrangulada?
MILEI E O FMI: A DUPLA DINAMITE TENTA SALVAR O PESO!
O ministro Luis Caputo está descartando a ideia de que restringir o câmbio era boa ideia. Ah, agora é tudo culpa do passado! A nova política, com pesos flutuantes, pretende abrir as portas para os dólares voltarem a entrar no país e, quem sabe, salvar a balança comercial em queda livre!
Mas não é só isso! O grampo de dólar caiu e as empresas agora podem enviar lucros para fora. Liberdade, é você aí? Os investidores estrangeiros podem se animar, mas com a inflação ainda no bolso e reservas negativas de US$ 7 bilhões, será que a festa vai realmente acontecer?
FMI DÁ A MÃO, MILEI SEGURA A BENGALA: O FUTURO É INCERTO!
O verdadeiro desafio do governo Milei está em mostrar serviço, conseguir trazer a confiança de volta e evitar que o barco afunde. O FMI estipulou metas audaciosas enquanto o preço das coisas ainda faz a população chorar! Pode a Argentina, com seu histórico de calotes e promessas não cumpridas, realmente voltar para o jogo internacional? Será que o país vai conseguir, no fim das contas, se reencontrar com os investimentos?
A incerteza paira no ar e a expectativa da população se transforma em angústia. O que vai acontecer com o povo argentino? Apenas o tempo dirá! Preparem-se, que a montanha-russa da economia está apenas começando!
Crédito da foto publicada: g1.globo.com