CÂNCER: A COLABORAÇÃO CRIMINOSA DAS CÉLULAS! ENTENDA O QUE ESTÁ POR TRÁS DO CRESCIMENTO DESENFREADO DOS TUMORES!
Prepare-se! Cientistas descobriram um esquema de cooperação sinistra entre as células cancerígenas que acelera o desenvolvimento dos tumores! Isso mesmo, você não leu errado! Um grupo de pesquisadores desvendou um mecanismo de interação que pode jogar nossos corpos na linha de frente da batalha contra o câncer. Mas as notícias não são boas. O tratamento ainda está em fase inicial e pode não funcionar para todos os tipos de câncer!
A busca por respostas sobre como essas células malignas operam, começou pela investigação do comportamento celular. Células não conseguem se desenvolver sozinhas e também não prosperam em ambientes superlotados. Uma reviravolta impressionante! Ao invés de competir entre si como pensávamos, elas se ajudam! Uma verdadeira gangue!
O estudo dos cientistas de Nova York revela que os tumores não são apenas aglomerados caóticos de células, mas sim máquinas organizadas de destruição. O cientista Carlos Carmona-Fontaine sugere que essa nova visão muda tudo o que sabemos sobre o câncer. E eles não estão brincando! As células cancerígenas formam um pacto macabro: quebram proteínas e liberam aminoácidos essenciais, nutrindo umas às outras e alimentando o crescimento do câncer. É como um buffet 24 horas, só que para o mal!
E tem mais! Embora esse método de cooperação aconteça também em células saudáveis, a realidade se transforma quando falamos de tumores. Alguns tumores crescem tão rápido que não conseguem se abastecer adequadamente de vasos sanguíneos. Aí, meu amigo, as células cancerígenas se tornam dependentes desse mecanismo traiçoeiro para se alimentar e crescer!
Mas calma! A luz no fim do túnel pode vir na forma de um inibidor que bloqueia essa quebra de proteínas! São cientistas na linha de frente, lutando para transformar essa descoberta em um caminho viável contra os cânceres. Mas não tenha esperanças infladas! Esse inibidor ainda precisa de mais estudos para garantir eficácia em humanos. E para complicar ainda mais, nem todos os cânceres serão afetados. Leucemias, por exemplo, têm suas próprias artimanhas para acessar aminoácidos diretamente pelo sangue!
A batalha está longe de acabar! O inimigo é sorrateiro e sempre encontra formas de driblar as investidas. Contudo, os cientistas estão determinados a desmantelar essa rede de cooperação entre células malignas! E você, está pronto para seguir essa luta contra o câncer? Fique de olho, porque essa história ainda vai dar o que falar!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br