Choque No Carnaval: Viradouro Traz Malunguinho da Jurema Sagrada em Virada Psicodélica!

Choque No Carnaval: Viradouro Traz Malunguinho da Jurema Sagrada em Virada Psicodélica!


"É Vista de Largar o Fôlego: Viradouro Conquista a Avenida com um Enredo Poderoso!"

Quem disse que o Carnaval não é para todos? A Viradouro deu um show de empoderamento e cultura na madrugada mágica de segunda-feira (3), trazendo à tona o enredo "Malunguinho, o Mensageiro de Três Mundos". E o que é isso, meu povo? É a essência do Nordeste sendo exaltada na maior festa do Brasil!

Malunguinho, uma figura central, um verdadeiro herói esquecido por muitos, ganha vida e espaço na avenida, desafiando a ignorância que ainda reina em partes do nosso país. O enredo resgata histórias de resistência dos povos originários da caatinga, da luta dos africanos escravizados nos canaviais e da exploração dos brancos colonizadores. É um tapa na cara da opressão e um grito por reconhecimento!

Desse amálgama cultural, surge o catimbó, uma religião que resiste e brilha mesmo sob o peso da repressão. Tudo gira em torno da poderosa jurema-preta, que não é só uma planta, é um símbolo de luta e liberdade! Enquanto muitos ignoram sua importância, os juremeiros e suas tradições continuam a se erguer, revivendo a ancestralidade e a espiritualidade que foram brutalmente atacadas.

E a bebida? Ah, o vinho da jurema! Aquele que leva a alma para lugares celestiais. José de Alencar já profetizava os feitos de quem a consome, e agora, a Viradouro resgata essa tradição em um samba recheado de amor, luta e revolta! É resistência pura!

Com letras que ecoam a força dos oprimidos e celebram a invulnerabilidade, chegamos às entonações poderosas de quem carrega a jurema no sangue. "Eu sou caboclo da mata do Catucá!", gritam os sambistas, e não é pra menos! O legado de Malunguinho, líder do quilombo de Catucá, não será esquecido!

A Jurema Sagrada não só merece o reconhecimento, como brilha com todo seu esplendor na avenida, reverberando uma mensagem de força e resistência que deve ser aplaudida de pé! A festa não é só um desfile, é um manifesto vivo da cultura brasileira que não se deixa abater!

Hoje, a Viradouro desfila com 70 juremeiros pernambucanos, colocando a verdadeira história do Brasil em destaque! A avenida é deles! E que venham os que tentam calar essa voz! Sono nirê mafá, sobo nirê, Malunguinho!

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também