Camaradas em Conchavos: Conclave do Vaticano ou Comédia Política?
É isso mesmo, meu amigo! Enquanto os olhos do mundo se grudam no Vaticano, aguardando o conclave dos cardeais para escolher o sucessor do Papa Francisco, aqui na terrinha os nossos deputados – essa turminha minúscula e capenga – estão se metendo em conchavos para livrar golpistas da cadeia e dar um golpe mortal em nossa já combalida democracia!
Gente, preste atenção: o que estamos vendo é um baile de máscaras onde a soberania popular é a piada da vez! O avanço da esculhambação política é de dar calafrios! Enquanto no Vaticano se trancam os poderosos em quartos fechados, aqui os espertalhões se trancam para tramarem as mais sórdidas mutretas. E vamos combinar, né? O "conclave" e o "conchavo" são irmãos, mas mal sabem que um tá lá nas nuvens e o outro se rasteja na lama!
E por falar em palavras, que dupla de gêmeos estranhos, hein? O "conclave" é como aquele filho bonito que todos admiram, enquanto o "conchavo" é o primo encrenqueiro que só aparece para bagunçar a festa. De um lado, um ritual de poder; do outro, um acordo sujo de bastidores!
Quando você pensa que não pode piorar, lá vem a nossa política puxando o tapete! Com os ventos sopram a favor do extremismo, quem sabe se o próximo papa não será um palhaço sinistro, armando fogueiras de Inquisição, tudo sob a bandeira de "Torne a Igreja uma Grelha de Novo"? É de arrepiar, meu povo!
E se hoje já estamos aflitos com a perda do nosso querido Francisco – aquele que nos trouxe um sopro de esperança em tempos sombrios – o que será de nós, no futuro, quando lembrarmos dele como o último bastião de dignidade em meio ao caos?
A hora é grave! Os conclavistas estão no poder e, enquanto isso, nós, cidadãos, assistimos a tudo de camarote, torcendo para que a sanidade não seja a primeira a ser sacrificada nessa dança macabra! Preparem-se, porque a tempestade política só está começando!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br