TITULO: “CORPO A CORPO COM A INCLUSÃO! UNICAMP LANÇA COTAS PARA TRANS E ABRE AS PORTAS DO CÉU PARA A DIVERSIDADE!”
Preparem-se, guerreiros da educação! A Unicamp acaba de soltar uma bomba: agora, as pessoas trans, travestis e não-binárias vão ter seu espaço garantido nos corredores da universidade! É isso mesmo, meu povo! A partir de agora, as cotas estão na pista para garantir que todos tenham a chance de brilhar!
👉 E AINDA TEM MAIS! As vagas da galera trans não vão roubar espaço de ninguém! As novas reservas vão ser adicionais, ou seja, a concorrência continua firme e forte, sem tirar o pão da boca de quem está no jogo! O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), José Alves, fez questão de afirmar: "as vagas de ampla concorrência não serão afetadas". Ufa, né?
TITULO: “COTAS TRANS: A REVOLUÇÃO QUE TEM TEMOR DO FECHAMENTO DAS PORTAS!”
Agora, como é que isso vai funcionar na prática? A galera que quer vagas especiais vai ter que fazer uma autodeclaração no ato da inscrição. Depois, é hora de contar a sua história de vida, onde vai relatar a transição e a afirmação da identidade de gênero. E fique ligado! Esse relato vai ser analisado por uma comissão especial, garantindo que a justiça seja feita, ou seja, fraude aqui não tem vez!
TITULO: “SE NÃO TIVER CANDIDATOS TRANS, A VAGA VAI EMBORA!”
E se a vaga não for preenchida? A nova política de cotas prevê que, em turmas pequenas, haverá pelo menos uma vaga extra. Em turmas maiores, duas! Mas atenção! Se não aparecer nenhum candidato trans, a vaga pode ser redistribuída! Se for vaga regular, vai direto para a ampla concorrência. Não tem choro nem vela!
TITULO: “UNICAMP DÁ SHOW DE INCLUSÃO E RESPEITO COM COTAS PARA PESSOAS TRANS!”
A Unicamp tá de parabéns! Essa mudança é um passo e tanto na luta por diversidade e inclusão! E a luta não para por aí: já tinha as cotas para PCDs e agora é a vez da comunidade trans! A universidade tá mostrando que está realmente preocupada com a pluralidade e a justiça social.
Os ventos da mudança sopram fortes em Campinas! Preparem-se, porque a nova era da educação inclusiva já começou!
Crédito da foto publicada: g1.globo.com