Brasil em Alerta: Mais de 10 Milhões de Jovens Desaparecidos!
A Geração Nem-Nem: O Futuro que Se Perde nas Sombras
Segurem-se! O Brasil está enfrentando uma crise silenciosa, mas mortal para o nosso futuro! Mais de 10 milhões de jovens, entre 18 e 24 anos, são considerados a "geração nem-nem", ou seja, estão completamente fora do mercado de trabalho e não estão estudando! Um em cada quatro jovens, uma tragédia que clama por urgência!
Brasil: O País dos Perdidos!
Enquanto a média mundial de jovens nessa triste condição gira em torno de 15%, no nosso amado Brasil estamos estagnados em um alarmante 24%! Diga “não” à inatividade que drena bilhões da nossa economia e compromete o futuro dessa juventude! Eles são condenados à vulnerabilidade enquanto o governo ignora a situação!
O Que Está em Jogo?
Apesar de uma leve melhora — saímos de 30% em 2019 para 24% agora — isso é como dar um remédio para uma doença terminal! A diferença de dez pontos percentuais em relação à OCDE significa uma geração inteira perdendo chances cruciais de formação e crescimento. E a situação é ainda mais desoladora para as mulheres, com impressionantes 29% delas nesse rótulo de "nem-nem"! A cultura e responsabilidades familiares puxam elas para baixo, enquanto o resto do mundo avança.
Um Buraco Negro na Educação!
A escola também não ajuda! 27% dos jovens adultos (25-34 anos) não terminaram o ensino médio. Uma tragédia! As consequências estão na cara de quem não vê já: apenas 64% dos sem ensino médio encontram emprego! E se não bastasse, esses jovens ganham menos da metade do que deveriam! O Brasil está afundando na desigualdade!
Ensino Técnico: Ainda Longe do Ideal!
Ah, e o ensino técnico? Cresceu um pouquinho, mas ainda tá muito atrás! De 8% para 14% entre 2013 e 2023. Enquanto isso, outros países da América Latina estão disparados para frente, e aqui estamos, patinando!
Educação Superior: Um Sonho Longínquo!
E a situação do ensino superior? Só 24% dos jovens conseguem um diploma! Menos da metade do que vemos na OCDE! Os que tentam muita vezes travam numa encruzilhada, ficando anos parados ou abandonando a faculdade! E se você acha que só precisa de um diploma, pense de novo: apenas 1% têm mestrado! Um verdadeiro apagão de conhecimento que amarra o Brasil no atraso!
Investimento: Muito Blá Blá Blá, Pouca Ação!
Parece que estamos injetando dinheiro na educação, mas é tudo fachada! Apesar de destinar 4,3% do PIB para a educação (mais que a OCDE), o investimento por aluno é um verdadeiro desastre: só US$ 3.762 por estudante, um terço da média internacional! E, para piorar, os gastos estão caindo! O que isso significa? Menos futuro para os nossos jovens!
Chegou a Hora de Mudar!
É hora de acordar! A educação no Brasil precisa ser prioridade! Precisamos de ações concretas e urgentes para parar essa hemorragia de talentos e sonhos! A geração nem-nem está gritando por ajuda! Não podemos deixar esse futuro desmoronar nas mãos de um governo que se recusa a agir! O Brasil merece mais!
Crédito da foto publicada: www.gazetadopovo.com.br