A PETROVICÍNIA DO PETRÓLEO: PREÇOS DESPENCAM COM DECISÃO SURPREENDENTE DA OPEP!
Prepare-se para o terremoto no mercado de petróleo! Numa jogada inesperada, a OPEP decidiu aumentar sua produção em estonteantes 411 mil barris por dia! E, adivinha? A bolsa tremeu e os investidores não estavam preparados para essa bomba!
O QUE ACONTECEU?
Assim que o dia amanheceu, os preços desabaram! O barril do tipo Brent, que é a referência do mundo, caiu quase 4% e atingiu US$ 58 em Londres! Já o WTI, o queridinho dos EUA, viu sua cotação despencar 3%, valendo apenas US$ 57,53 — níveis assustadores que não víamos há quase quatro anos!
PREOCUPAÇÕES EM ALTA
Essa decisão bombástica não veio à toa. A OPEP dá um golpe certeiro em meio a um mar de incertezas. A Arábia Saudita já está dando sinais de que mais aumentos virão nas próximas semanas. A enxurrada de petróleo chega em um momento em que a demanda global dá os últimos suspiros, sufocada por tensões comerciais que não dão tregua!
SEMANA DECISIVA PARA A POLÍTICA MONETÁRIA!
E as consequências não param por aí! Essa queda dos preços pode ser música para os ouvidos do Federal Reserve (Fed), que se reúne na quarta-feira. Todo mundo vai estar de olho nas palavras de Jerome Powell! Embora não se espere mudanças nas taxas de juros agora, a expectativa está nas nuvens: será que vêm cortes por aí?
Enquanto isso, no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai se reunir com a expectativa de aumentar a Selic em 0,5 ponto percentual, levando a taxa a escandalosos 14,75% ao ano! Será que esse será o fim do ciclo de aperto?
TENSÕES COMERCIAIS NO RADAR!
E como se não bastasse, as disputas entre Estados Unidos e China continuam a preocupar os investidores! Trump está dando sinais de que pode reconsiderar tarifas, mas quem acredita? Enquanto isso, a semana estará bombando com a divulgação de resultados de grandes empresas como TIM, CCR, Pão de Açúcar, Embraer e muitas outras!
Prepare-se, porque as emoções estão à flor da pele! A cada novo dado que sair, o mercado poderá balançar ainda mais! Segure o coração, porque os próximos dias prometem ser um verdadeiro furacão!
Crédito da foto publicada: www.cnnbrasil.com.br