Título: Brasil em Davos: O Grande Desaparecimento!
Subtítulo: Menos Representação do Que Nunca! Sortudo é o Único Ministro Que Vai!
Atenção, senhores! A hora da verdade chegou e o Brasil se vê mergulhado em um paradoxo histórico no Fórum Econômico Mundial que começa nesta segunda-feira (20) em Davos, Suíça! Com quase 3.000 participantes às portas, o país está mais encolhido do que nunca!
Um só ministro, meu povo! Apenas Alexandre Silveira, o homem da Energia, representa o Planalto! Mas não é só isso: sua viagem tá mais capenga que político em campanha! Cancelada a participação por conta das turbulências políticas, sua presença, que já parecia improvável, agora é um grande ponto de interrogação! E olhem só que beleza, nem presidente, nem um bocado de ministros – a maior parte do governo simplesmente fez as malas e sumiu em meio à crise!
Enquanto isso, a militância das montanhas… O supremo Luís Roberto Barroso, o governante do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, são as únicas figuras que podem dar as caras. E a ministra Marina Silva? Tem mais chance de ganhar na loteria do que aparecer – foi trocada por um simples secretário que também cancelou qualquer chance de ir!
E se você pensa que o fiasco acaba por aí, se engane! Fernando Haddad, o Ministro da Fazenda, e o novo diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, deram uma de Houdini e desapareceram da agenda! Enquanto isso, nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, despreza o convite como se fosse um telemarketing chato! Olha que até o colega Javier Milei não perde tempo e já confirmou presença!
Mas espera, não vá se desanimar ainda! Pela primeira vez na história desse evento, temos a Brazil House! É isso mesmo, meus amigos! Um espaço a ser apresentado em meio a uma galera que ama dinheiro e investimentos, numa tentativa de colocar o Brasil na roda (ou seria na dança das cadeiras?)!
Com a ajuda de pesos pesados como Ambipar, BTG Pactual e outros, o Brasil tá tentando buscar aquelas conversas que ficaram no sonho da história até hoje! A agenda promete debates sobre tudo: desde crime ambiental até ciberfinanças. Será que alguém vai prestar atenção?
E não se esqueçam, o line-up desse ano é como um teatro com os personagens principais em crise! Entre presidentes de países emergentes e líderes poderosos, o Brasil se vê diante de uma plateia cheia, mas com gente mesmo para encenar, só o Alexandre! Isso é uma verdadeira palhaçada!
Ah, e para não deixar o gelo quebrar por completo, ecoando no evento este ano estão os temas de novas tecnologias e a crise ambiental. Bom mesmo seria ver algum plano ação saindo do papel, mas não vamos nos iludir, né?
O Brasil tá mal na história e, a cada encontro do Fórum, a sensação é que tudo permanece na mesma. Falta ação, sobra conversa! Enquanto isso, seguimos assistindo a essa comédia trágica onde o investimento fugea como um gato assustado no escuro!
A verdade é que os brasileiros merecem muito mais do que esse mester de sombras! Enquanto isso, ficamos nos perguntando: cadê o Brasil?
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br