SEU TREINO SEM DOR? TÁ NA HORA DE DESPERTAR A VERDADE!
A FALÁCIA DO "NO PAIN, NO GAIN" DESMONTADA!
Você que se espreme na academia, precisando um pouco de dor, acorda! A velha crença de que, se não sentir aquela pancada dolorida pós-treino, é sinal de que nada adianta, tá com os dias contados! Os especialistas jogaram água fria no seu preconceito fitness: dor não é sinônimo de progresso!
DOR É VILÃ, NÃO HEROÍNA!
Quem disse que pra crescer tem que sofrer? "Ah, se não dói, não vale!" Essa conversa furada já era! Cedric Bryant, um dos feras em fisiologia do exercício, revela: se os músculos não doem, isso é sinal de que eles estão dando conta do recado e se adaptando! Pensa num músculo forte e feliz, ao invés do coitado gemendo de dor!
QUANDO A DOR APARECE: O QUE FAZER?
Sentiu a dor? Calma, calma! Não precisa surtar e achar que tá tudo acabado. A solução é dar um tempo! Hidratação é a chave! Bebe água, ou se o treino foi daqueles de deixar o corpo esfarelado, um bom isotônico vale muito! E se a dor te atrapalhar nas tarefas do dia a dia, um anti-inflamatório pode ser sua boia salva-vidas.
MASSAGEM: O SEGREDO ESQUECIDO!
E que tal uma massagem? 10 a 15 minutos amassando esses músculos estressados pode fazer maravilhas. Pesquisas provam que a massagem é uma heroína silenciosa no combate à dor e fadiga muscular! E não esquece das roupas de compressão e do banho gelado – a combinação é matadora!
ALERTA MÁXIMO: CUIDADO COM RABDOMIÓLISE!
Mas atenção! Se a dor for de dar medo e sua urina mudar pra um tom marronzinho… É hora de correr pro pronto-socorro! Isso não é brincadeira, é risco de vida!
ESCUTE SEU CORPO E NÃO DEIXE A DOR TE DOMINAR!
Em vez de se torturar, que tal ser mais esperto? Um treino leve ou até um passeio na calçada pode colocar tudo nos trilhos novamente! E acima de tudo: ouça seu corpo! O segredo não tá na dor, mas na evolução saudável e consciente! Então, meu amigo fitness, bora repensar essa história e deixar a dor no passado!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br