El Salvador em Chamas: Bukele Quer Ser Presidente Para Sempre!
Um Golpe de Esperança ou uma Ditadura Disfarçada? O partido de Nayib Bukele, o Novas Ideias, acaba de dar um passo chocante rumo ao totalitarismo! Em uma manobra digna de um filme de terror, apresentaram uma emenda constitucional que pode garantir ao presidente o direito de se reeleger indefinidamente!
Reeleição Sem Limites: O Que Vem a Seguir? A proposta alarmante pretende aumentar os mandatos presidenciais de cinco para seis anos e acabar com o segundo turno nas eleições. Isso mesmo, o povo pode ser levado a escolher entre um presidente eterno! Bukele, que já foi reeleito em 2024 mesmo com a Constituição gritando “não pode!”, viu o tribunal que ele mesmo montou decidir que barrar sua candidatura era "violação de direitos humanos". E agora, ele pode eliminar qualquer dúvida legal sobre sua permanência no trono!
Eleições Apressadas: Bukele Pensa em Cada Voto! Além disso, a nova proposta quer mudar o calendário eleitoral para que as eleições presidenciais coincidam com as legislativas e municipais em 2027. Isso significa que a máquina de propaganda do Novas Ideias pode entrar em ação, galvanizando um apoio maciço em um único dia, deixando qualquer oposição no chão!
O Fogo Arde: Ativistas Fogem e Oposição Silenciada! Enquanto isso, a repressão não dá trégua! O clima em El Salvador está tão tenso que jornalistas e ativistas de direitos humanos estão dando o fora. A Cristosal, uma das ONGs mais respeitadas do país, retirou 20 funcionários de solo salvadorenho. O governo faz o jogo sujo, e aqueles que se atrevem a questionar vivem sob a sombra da opressão!
A Farsa da Popularidade: E para completar o espetáculo macabro, uma pesquisa indica que 85,2% dos salvadorenhos “aprovam” o governo Bukele, mas a verdade pode ser bem diferente! Um estudo mostra que 57,9% do povo teme criticar o líder – e com razão! Com o dedo na boca, os salvadorenhos sentem a mordaça apertar cada dia mais!
Bola na Rede ou Gol Contra? O que esperar de um governo que ao invés de promover a liberdade, empurra o país para a escuridão? Ouvimos os gritos do povo, mas quem irá ouvi-los? O futuro de El Salvador pode ser sombrio, mas a resistência ainda vive!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br