EMPRESAS BRASILEIRAS DE CARNE DESAFIAM TRUMP: TARIFAS NÃO OS ABALAM!

EMPRESAS BRASILEIRAS DE CARNE DESAFIAM TRUMP: TARIFAS NÃO OS ABALAM!


Título: Brasil Se Prepara para o Grande Embate! Carne Bovina em Risco?

Subtítulo: Enquanto os EUA Sofrem com Escassez de Gado, Já Rola a Tarifa Pesada na Exportação!

Um verdadeiro dramalhão no setor de carne bovina! As empresas brasileiras, os titãs da proteína, não estão nem aí para as ameaças de tarifas do governo do Trump. A história é de crise lá nos Estados Unidos, que estão com estoques de gado no fundo do poço: o nível mais baixo em 70 ANOS!

Roberto Perosa, o chefão da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), soltou o verbo: "Os EUA precisam da gente mais do que nunca!" E não é para menos: as exportações brasileiras estão bombando. Em um ano, mandamos nada menos que US$ 1,3 BILHÃO em carne bovina para os gringos.

Mas calma, que o assunto é quente! As 65.000 toneladas que entram de boa só são a ponta do iceberg, porque o resto que atravessar a fronteira vai enfrentar uma pedrada: uma tarifa estrondosa de 26,4%! Mesmo assim, com tudo isso, o Brasil conseguiu exportar incríveis 230.000 toneladas, um aumento de 66% em relação ao ano passado. Isso sem nem levantar a espada contra os protecionistas!

Perosa sabe bem que o Brasil é o parceiro ideal para os gringos. Com os pastos americanos vazios, os compradores de lá vão ter que abrir os olhos e os bolsos para a carne brasileira. "Os EUA não vão conseguir se virar sozinhos. O Brasil é a solução!", dispara ele, em tom de alerta.

No calor da batalha, o Brasil ainda tentou uma jogada estratégica: aumentar a cota livre de tarifas para 150.000 toneladas. Mas o que será que vai acontecer sob a nova administração de Trump? O mistério paira no ar!

Enquanto isso, as exportações para a China também bombam. Com uma tarifa de 12%, os chineses gastaram US$ 5,4 bilhões em carne bovina do Brasil no último ano. Afinal, como dizem por aí: "Quando a carne é boa, o preço não importa!" Fato é que, no jogo da carne, o Brasil não está vindo para brincadeira!

Crédito da foto publicada: www.cnnbrasil.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também