CHAMADO URGENTE: MINISTRO DO STF AFETA RELAÇÕES BRASIL-ESPANHA COM DECISÕES POLÊMICAS!
Os deputados do Novo batem o pé e exigem explicações bombásticas do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira! O motivo? A decisão do mini deus Alexandre de Moraes, que decidiu travar a extradição do búlgaro Vasil Gergiev Vasilev, condenado por tráfico na Espanha. O que é isso, Brasil?
JUDICIÁRIO NA AÇÃO: QUEM MANDA AQUI?
A pressão é forte! Os parlamentares estão preocupados! O Judiciário metendo o bedelho em assuntos que deveriam ser só do Executivo! Eles destacam a gravidade da situação, afirmando que o STF colocou em risco a diplomacia brasileira com um dos nossos maiores parceiros da União Europeia. E agora? O jogo ficou pesado!
EXIGÊNCIAS PERIGOSAS: O QUE VAI ACONTECER COM NOSSAS RELAÇÕES EXTERNAS?
Entre os questionamentos ardentes enviados a Mauro Vieira, estão questões cruciais que podem balançar a nossa relação com a Espanha:
- Rolou conversa prévia entre o STF e o Itamaraty sobre essa cobrança do embaixador espanhol?
- E o que o governo pensa sobre o STJ exigindo explicações formais de um diplomata estrangeiro? Isso é um exagero ou não?
- Como está a nossa postura sobre essa negativa de extradição em razão política?
- Vamos ficar caladinhos diante das retaliações que a Espanha pode ter na manga?
EXTRADIÇÃO NEGADA: A ESPANHA DIZ "NÃO" AOS PEDIDOS BRASILEIROS!
E tem mais! Na ontem, a Espanha decidiu que o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está com dois mandados de prisão no Brasil, NÃO vai ser extraditado! Justificativa? O tribunal alega que o pedido tem “motivação política”. Oooops! Alguém está sendo perseguido aqui?
A VERDADE ESCONDIDA: CRIMES POLÍTICOS E RETALIAÇÕES À VISTA!
Os mandados de prisão foram decretados pelo STF por motivos sérios: ameaça, corrupção de menores e tentativa de desmantelar a nossa democracia em 8 de janeiro. A Corte espanhola alegou que a extradition é barrada por um tratado que protege indivíduos de serem perseguidos por crimes políticos. E agora, como fica nossa imagem no exterior?
Moraes, em sua teia de decisões, exigiu que o embaixador espanhol comprove por quê a extradição foi rejeitada e deu um prazo de cinco dias! Corram para saber o que vai acontecer!
A batalha está apenas começando e as consequências podem ser gigantescas! O Brasil não pode se calar diante de uma situação tão gritante!
Crédito da foto publicada: www.cnnbrasil.com.br