ESCÂNDALO: Dívida Séculos de Escravidão do Haiti com a França RUI DO PASSADO!

ESCÂNDALO: Dívida Séculos de Escravidão do Haiti com a França RUI DO PASSADO!


Dívida Maldita: Haiti Pagou com Sangue e Ouro pela Liberdade!

O Haiti, o país mais pobre das Américas, carrega um fardo insuportável e brutal! Há exatos 200 anos, essa nação foi forçada a mergulhar em uma dívida monstruosa com a França – uma verdadeira extorsão, feita em cima de um povo que lutou bravamente por sua independência! A fatura? Um absurdo de 150 milhões de francos! Isso mesmo, a bagatela de cerca de US$ 21 bilhões nos dias de hoje, tudo para compensar os ex-colonos franceses pela perda de suas "propriedades" – que inclui, acreditem se quiser, seres humanos escravizados!

Dívida da Vergonha: Até a Torre Eiffel Foi Financiada com o Suor dos Haitianos!

Imagine só: enquanto a elite francesa saboreava as delícias do seu café e da sua vida de luxo, os haitianos eram obrigados a ver os recursos preciosos, que poderiam ser usados para salvar vidas e construir um futuro melhor, sendo enviados para o outro lado do Atlântico! Rodrigo Bulamah, especialista em Haiti, não poupa palavras: “Dinheiro que poderia ter mudado a cara do país serviu até para erguer a Torre Eiffel!” Um verdadeiro escândalo!

Revolução Perdida: O Preço Libertador de 122 Anos!

Sim, meus amigos, a revolução haitiana de 1791 foi a maior revolta de escravizados da história, levando à abolição e à independência em 1804! O primeiro ato heroico de uma república negra na América Latina, que desafiou a ordem mundial da escravidão! Mas a vitória teve um preço insano! O líder haitiano Boyer aceitou pagar a fortuna sob ameaça de uma frota francesa, e aí, meu povo, começou o tormento!

Cadeias Invisíveis: A Dívida Nunca Acabou!

Ainda está de pé? Pois é! Mesmo depois de 122 anos de pagamentos, as garras dessa dívida aumentaram! O Haiti ficou preso em uma teia de juros altos e contratos com bancos franceses, alcançando um ponto onde até 80% do orçamento do país era destinado aos europeus! Quando os Estados Unidos ocuparam o Haiti, com a desculpa de "manter a ordem", aproveitaram para desvirtuar a constituição e permitir que gringos colocassem as mãos nas terras haitianas!

O Custo da Liberdade: As Feridas Abertas do Passado!

O professor Emerson Louis resume bem essa tragédia: “O Haiti não pagou apenas uma dívida financeira, mas sim uma dívida quádrupla!” Isso mesmo, chegamos ao ápice da ignomínia! Somado ao valor devido, há a dívida com aqueles que suaram a camisa para quitar essa fatura imposta! O governo ainda teve a audácia de criar impostos para forçar a população a trabalhar em plantations, tudo para enriquecer o antigo colonizador!

Uma História de Injustiça: O Eco do Passado na Luta Atual!

Nestes 200 anos, a política do Haiti se distanciou do povo, enquanto a elite tentava se integrar com o sistema opressor que ainda vigora. E aqui vai outra: a indenização de 2 milhões de libras que o Brasil pagou para Portugal em 1825 foi uma piada perto do que o Haiti teve que suportar! No lugar de liberdade, o que o mundo nos ofereceu foi cadeia!

Acorda, Brasil! A dívida que não acaba nunca deve ser uma lição para todos nós! Mude a história, ou ela se repetirá!

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também