"VERGONHA NACIONAL: Ex-Presidente da Coreia do Sul em Cruzeiro da Insurreição!"
Prepare-se para a bomba! Os oficiais anticorrupção da Coreia do Sul solicitaram, nesta quinta-feira (23), que os procuradores esmagem o ex-presidente Yoon Suk Yeol com acusações de insurreição e abuso de poder! O homem, que ousou declarar lei marcial como uma tentativa de autogolpe, agora vê seu castelo desmoronar!
Durante sua surra em um tribunal, Yoon desafiou a acusação, afirmando que sua ideia de "lei marcial" era apenas uma estratégia "controlada". Ele jura que a coisa toda acabou antes do esperado, porque a Assembleia Nacional gritou e ele se viu obrigado a recuar com os militares. Mas será que alguém ainda acredita na história do mocinho?
Os investigadores não estão para brincadeira! Descrevendo Yoon como o "líder de uma insurreição", eles também envolvem o ministro da Defesa da época, Kim Yong-hyun, num verdadeiro jogo de xadrez político. Yoon se defende dizendo que tudo foi por conta da oposição que travou o país. Ah, por favor!
Em uma reviravolta de cinema, o ex-ministro Kim admitiu que até sugeriu mobilizar tropas e atacar os opositores! Este escândalo político é de deixar qualquer um de cabelo em pé!
A Coreia do Sul está pegando fogo! A crise política instaurada por Yoon está abalando não apenas a economia, mas também fazendo alarmes dispararem nos EUA e entre os aliados, que se perguntam: “Onde vai parar isso?”
Yoon foi destituído e reside atrás das grades desde a semana passada, com seus ardilosos planos de lei marcial chocando a nação e sendo barrados rapidinho pelo Parlamento. Agora, o gabinete anticorrupção, criado para investigar os poderosos, está no calor da ação. Mas cuidado! Eles só podem investigar, não processar! O destino de Yoon agora nas mãos dos procuradores!
Ele tem até 28 de janeiro para se livrar da prisão, mas rumores indicam que os procuradores podem prorrogar sua estadia de "hóspede não convidado" por mais dez dias! E a coisa não para por aí: outros altos funcionários estão na mira, e o clima é de caça às bruxas!
Yoon, o ex-mandatário que virou alvo, se recusa a falar e ignora as intimações! O vice-chefe do gabinete anticorrupção disparou: “Ele não coopera de forma alguma!” E para apimentar mais o caso, depoimentos indicam que Yoon estava pensando em prender políticos como um verdadeiro ditador!
Agora, os advogados de Yoon querem que a investigação seja engavetada até que a Corte Constitucional decida sobre seu impeachment. Será que alguém vai parar esse show de horrores? Prepare-se, porque esta novela está longe de acabar!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br