Título: “DESCUBERTA FANTÁSTICA: Carta Perdida Revela A HISTÓRIA SECRETAS DE UMA GIGANTE DA MATEMÁTICA!”
Prepare-se para uma revelação bombástica que vai sacudir os alicerces da matemática brasileira! O professor Jair Koiller fez uma descoberta de cair o queixo: uma carta esquecida, que estava mais perdida que agulha em palheiro, pode mudar tudo o que sabemos sobre um dos maiores feitos matemáticos da história!
Vamos voltar no tempo, para o final dos anos 50, quando dois jovens gênios brasileiros, Elon Lages Lima e Maurício Peixoto, cruzam caminhos com o brilhante Steve Smale, um professor norte-americano que já era sensação na matemática. Eles convidaram Smale para visitar o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). E o que aconteceu lá? Um TURBILHÃO de conhecimento!
Durante seis meses em Copacabana, Smale não apenas fez história ao resolver a infame conjectura de Poincaré em dimensões 5 ou maiores – algo que muitos tentaram em vão! – mas também revelou um objeto matemático explosivo conhecido como “ferradura”! Essa descoberta está na raiz da teoria dos sistemas dinâmicos que revolucionou a matemática no Brasil e além!
A história tomou um rumo inesperado quando uma carta de Norman Levinson, que provocou Smale a criar a ferradura, foi dada como desaparecida. Mas WAIT! Jair encontrou essa relíquia, uma verdadeira mina de ouro que repousava no esquecimento! Isso mesmo! Uma simples carta que pode retorcer o destino da matemática!
Prepare-se para as repercussões dessa descoberta explosiva e não fique de fora na próxima semana! O que mais poderá ser revelado a partir dessa carta mágica? É melhor acompanhá-la de perto, pois a matemática nunca mais será a mesma!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br