ENEM DESTRUÍDO: MENOS DE MIL PROVAS NOTA MIL! CHOCANTE!
Prepare-se para uma bomba! O ENEM, aquele exame que todo mundo ama odiar, acaba de registrar o menor número de redações nota mil desde que o mundo é mundo! Apenas DOZE estudantes conseguiram brilhar no meio da escuridão das notas! O que está acontecendo com a nossa juventude?
EXIGÊNCIAS ACERTAM EM CHEIO: ALUNOS PERDEM A MÃO!
Segundo os feras da educação, esse fiasco tem motivos claros: a correção tá mais rigorosa do que nunca e os alunos, meus amigos, estão se perdendo no mar de redes sociais! A galera tá distante dos livros e, em vez de estudar, fica consumindo conteúdo de 30 segundos! Como esperar resultados positivos assim?
TEMA FÁCIL, ANÁLISE DIFICILIMA!
A última redação passou por um tema que até criança entende: a valorização da herança africana no Brasil. Mas ao invés de facilitar as coisas, os avaliadores apertaram o cerco, exigindo uma profundidade que nem os alunos estão conseguindo alcançar. O professor Sérgio Paganim não tem papas na língua: “Banca se torna mais exigente quando o tema é simples, e está aí o resultado que não nos deixa mentir!”
JOVENS DISTRAÍDOS: A PANDEMIA DAS TELAS!
E o que dizer das redes sociais? A professora Maria Aparecida Custódio expõe a fraqueza dos ‘milênios’: “Eles estão tão habituados a vídeos e memes que nem conseguem ler uma redação. Isso afeta o entendimento, a capacidade de argumentação, e é claro, as notas.” A insegurança deixou a galera em péssima situação – se é pra escrever 30 linhas, o candidato já treme na base!
SÓ UM BRILHANTE EM MEIO A TANTOS QUEBRADOS!
Apenas um aluno da rede pública de Minas Gerais conseguiu fazer bonito nessa, enquanto a maioria – veja bem – veio das escolas particulares! É um verdadeiro desespero, e escandalosamente, só algumas raras unidades da federação conseguiram mais de uma nota mil! O Brasil tá precisando acordar!
O MINISTRO TENTE SE JUSTIFICAR: O QUE VAI FAZER?
Ah, e pra completar o quadro tenebroso, o ministro da Educação, Camilo Santana, saiu com um discurso vazio, prometendo “analisar” a situação. Mas até quando, Brasil? Qual a ação real diante desse cenário alarmante?
MÉDIAS MELHORAM, MAS AS PROVAS DE DESASTREEM!
Embora as médias tenham subido, a verdade é que matemáticas, ciências humanas e natureza sofreram uma queda. Aumentaram os inscritos, mas, será que estamos formando verdadeiro conhecimento?
Preparem-se, porque se nada mudar, ano que vem a história pode se repetir, ou piorar! E aí, quem vai salvar nossas crianças dessa armadilha?
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br