ESCOLAS ESTADUAIS EM PERIGO: PRIVATIZAÇÃO EM ALTA NO GOVERNO TARCÍSIO!
Preparem-se, paulistas! O governo Tarcísio de Freitas, aquele que promete o mundo e não entrega nada, acaba de dar sinal verde para a entrega das escolas estaduais nas mãos da iniciativa privada! É isso mesmo! Um edital foi publicado para terceirizar a gestão de nada menos que 143 escolas tradicionais de São Paulo, aquelas que deveriam ser santuários do saber, mas que agora podem se transformar em verdadeiras armadilhas.
O RETROFIT QUE NINGUÉM QUER!
Chamado de "retrofit", esse projeto de reforma não é nada mais do que uma camuflagem para a privatização das nossas escolas! As empresas vão pegar as unidades, fazer algumas mudanças superficiais e depois cuidar de tudo: da segurança à merenda. E quem vai se preocupar com o ensino? É isso mesmo, amigo! Os diretores vão ficar apenas olhando enquanto a grana rola!
AUTORIZAÇÃO SEM TRANSPARÊNCIA!
A decisão foi publicada no Diário Oficial, e quem estava lá? Apenas os grandes chefões do governo – mas o secretário de educação, Renato Feder, ficou de fora dessa festança. Quando questionado, o vice-governador Felício Ramuth fez questão de alardear que tudo isso está em "ritmo acelerado". Quer dizer que o desespero é real, e ele já está pensando em leiloar essas escolas até o segundo semestre!
QUEM PERDE É A EDUCAÇÃO!
E o que será da autonomia pedagógica? O imbróglio jurídico é colossal! O STF já teve que intervir para permitir esse leilão, depois de uma pressão judicial que começa a incomodar. Então, atenção! Se a privatização ferir a autonomia das escolas, a situação se torna ainda mais tenebrosa.
ESCOLAS EM ESTADO CRÍTICO!
O governo já adiantou que as escolas escolhidas estão em péssimas condições. Eles vão tirar tudo da forma que você sempre conheceu! E onde estão essas escolas? Esqueça! A lista ainda está guardada a sete chaves. Mas a maioria? Bem, essa deve estar escondida bem no centro da capital!
CUIDADO, PAULISTAS! EDUCAÇÃO À DERIVA!
Então é hora de levantar a voz! As escolas, que deveriam ser um patrimônio coletivo, estão prestes a se tornarem um negócio lucrativo para alguns poucos! A verdade é que a educação à deriva está batendo à porta, e nós, cidadãos, precisamos reagir antes que seja tarde demais!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br