EUA CHANTAGEIAM BRASIL: A MÁQUINA DE SANÇÕES ESTÁ EM AÇÃO!
Governo Brasileiro em Alerta! Indonésia do ritmo acelerado da tensão entre as potências!
Dias antes do grande embate, o clima esquentava no Planalto. As fontes já sabiam: o tio Sam não hesitaria em chantagear! O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se levantou contra os EUA, recusando os aviões abarrotados de deportados, e resultou em sanções ferozes contra Bogotá! Enquanto isso, o Brasil, em uma jogada diplomática, chamou o representante americano para acalmar os ânimos e criar um “grupo de trabalho”. Será que funcionou? O tempo dirá!
TARIFAS EM JOGO: A FURIA DE TRUMP E SEUS TIOS FISCAIS!
Em Brasília, o clima era de incerteza! O que os gringos queriam? Trump faltava um mês para abrir sua caixa de ferramentas tarifárias! Ele já havia prometido tarifas recíprocas ao redor do globo, mas os números não estavam a favor do Brasil. Uma balança de mais de US$ 1 bilhão a favor dos EUA pairava no ar como uma espada de Dâmocles!
Alertas soaram em 2 de abril! A Casa Branca proclamou suas novas tarifas, e o Brasil já fez as malas, chamando todo mundo para discutir! Mas a tão temida mira estava apontando diretamente para o etanol brasileiro. Em 13 de fevereiro, a Casa Branca deixou tudo claro: "Tirem as barreiras do etanol ou as consequências virão".
A NEGOCIAÇÃO DECISIVA: O BRASIL QUER PAZ, MAS…
Entre fevereiro e março, o time do governo Lula não ficou parado! Com a ajuda de empresários e o vice-presidente Geraldo Alckmin na linha de frente, documentos e argumentos foram enviados como mangueiradas de pressão! O Brasil tentou convencer os americanos: "Não tem razão para isso! Vamos negociar!"
A proposta? abrir o mercado de etanol, mas com uma condição: cortar as tarifas para nosso açúcar. Mas nas reuniões, o que se percebeu foi uma névoa estranha. Onde estavam os argumentos econômicos? Estava claro que o problema não era comercial; havia algo muito mais sombrio por trás dessa história!
A CENA FINAL SE APROXIMA: O BRASIL SERÁ O PRÓXIMO ALVO?
A tensão no ar é palpável! As páginas da história estão sendo escritas, e o desfecho pode ser explosivo! O Brasil está em uma encruzilhada: ceder às pressões ou batalhar por sua autonomia? Aguardemos os próximos capítulos dessa saga diplomática que está ardendo como fogo!
Crédito da foto publicada: noticias.uol.com.br