FRANÇA NO TOPO DO MUNDO: 100 MILHÕES DE TURISTAS E UMA VIAGEM INESQUECÍVEL!
Prepare-se, porque a França não veio para brincadeira! Em um ano de tirar o fôlego, o país dos croissants e das torres deslumbrantes conquistou nada menos que 100 MILHÕES de turistas! É isso mesmo, uma verdadeira explosão de viajantes se jogou em terras francesas em 2024, deixando a Espanha no chinelo, com seus modestos 94 milhões de visitantes.
TOURISMOS E EVENTOS: O TEMPO É AGORA!
De acordo com a Atout France, a recuperação do turismo é a bandeira que o país ergue! Em 2024, os Jogos Olímpicos, a reabertura da Catedral de Notre Dame e o 80º aniversário do Dia D fizeram a galera correr para Paris como se não houvesse amanhã! Tudo isso em meio a trovoadas de guerra que ocorrem em outros cantos da Europa! Como assim, França? É só alegria na terra do vinho e da arte!
ECONOMIA EM ALTA: ALGO ASSUSTADOR PARA O GOVERNO!
Um dado chocante? O turismo recuperou 99% dos níveis pré-pandêmicos, com 1,4 bilhão de turistas agitando o cenário mundial. Estamos falando de US$ 1,9 TRILHÃO gastos rumo ao fundo do bolso de quem viaja, e com cada turista deixando R$ 1 mil pelo caminho. E quem paga a conta? Ninguém menos que nós, mortais comuns!
QUEM DISSE QUE DITO PEQUENO NÃO É PODEROSO?
Dá-lhe Qatar, que com um crescimento de 137% no turismo, virou o queridinho do Oriente Médio! A companhia aérea do país foi eleita a melhor do mundo, e o aeroporto de Doha recebeu o mesmo título! Um verdadeiro milagre do turismo! E não para por aí, microestados e países como Andorra, República Dominicana e El Salvador também estão sorrindo com seus números em alta.
SUSTENTABILIDADE EM PAUTA: O FUTURO É AGORA!
Enquanto as multidões invadem a velha Europa, a Espanha se vê no olho do furacão com protestos ardidos e um povo que não aguenta mais! Em Barcelona, os habitantes se revoltaram e atacaram turistas com pistolas de água! E na Itália, com um aumento de 23%, a proibição de grandes grupos turísticos tomou conta das cidades históricas! É a grita dos locais contra o turismo desenfreado!
ATENÇÃO, TURISTAS: O QUE SERÁ DE NÓS?
O alerta da OMT é claro: precisamos de equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade e a descoberta de destinos menos bombásticos, se não quiserem ver mais protestos nas ruas!
Não se deixe enganar, 2024 foi um marco! Rumo a um novo ano, a pergunta que fica: até quando a França e seus primos vão conseguir lidar com tanto turista na porta? É o caos do turismo e você, leitor, é o protagonista dessa história!
Crédito da foto publicada: www.panrotas.com.br