GÊNIOS OU ISOLADOS? A VERDADE OCULTA SOBRE OS SUPERDOTADOS!
Você já parou para pensar nos superdotados? Aqueles seres "naturais", tidos como "gênios" capazes de conquistar o mundo sem esforço! Pois é, a realidade é bem diferente! cientistas revelam que ser superdotado pode, na verdade, ser uma maldição social!
A TRILHA DOS GÊNIOS: SUCESSO OU SOLIDÃO?
Uma pesquisa bombástica da pedagoga Vera Lúcia Capellini jogou luz sobre um tema polêmico: as habilidades sociais dos superdotados! Será que eles realmente são melhores nas interações ou estão, na verdade, fadados ao isolamento? O debate entre cientistas está pegando fogo!
Enquanto alguns pesquisadores afirmam que a originalidade e o perfeccionismo podem se transformar em um verdadeiro fiasco social, outros garantem que essas habilidades podem ser o passaporte para o sucesso nas relações!
A PESQUISA QUE MUDOU TUDO!
No Brasil, poucos se atrevem a explorar esse tema explosivo. Capellini, acompanhada pelo seu grupo de pesquisa, analisou 17 jovens superdotados de 7 a 15 anos, e os resultados foram impactantes! As atividades de enriquecimento curricular prometiam mais que conhecimento: se revelaram uma tábua de salvação para as habilidades sociais!
Os alunos participaram de atividades que iam de aulas de robótica a idas ao zoológico. E o que aconteceu? Uma melhora significativa nas interações sociais! Antes, os jovens reportavam problemas emocionais; após as atividades, quase todos se sentiram renovados!
REGISTROS INCRÍVEIS!
Os pais, no entanto, apontaram que seus filhos enfrentavam mais dificuldades do que os professores perceberam. Enquanto os docentes relataram um aumento em problemas de conduta, os jovens brilharam nas atividades! Um verdadeiro dilema!
Os pesquisadores, cientes das complexidades, não se atreveram a atribuir as diferenças apenas ao enriquecimento curricular. Afinal, existem muitas variáveis em jogo!
GÊNIOS FORA DO CURRÍCULO!
Com uma abordagem ainda mais ousada, o projeto de extensão "Da Identificação*" já atendeu mais de 300 jovens que, como verdadeiros alienígenas, muitas vezes se sentem alienados. A solução? Workshops e visitas a museus! Uma forma de forçar esses gênios a saírem da bolha e interagirem!
Olga Rodrigues, especialista na área, avisa: os superdotados, apesar de sua inteligência brilhante, podem acabar mais sozinhos do que imaginam! Conhecimento em excesso pode significar solidão!
EVITANDO O ISOLAMENTO!
Os experts aconselham: tempo com outros jovens, atividades variadas e, principalmente, limitar o foco em interesses pessoais! Vamos tirar esses gêmeos das telas e colocá-los de volta no mundo!
Não caia na armadilha de achar que ser um "gênio" é a resposta! O verdadeiro desafio está em saber viver e interagir! É hora de despertar para a realidade por trás das mentes brilhantes!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br