Socorro! Os Imigrantes à Beira da Degradação! Novo Projeto de Lei Traz Medida de Desespero!
Duas ajudantes do sistema, as congressistas Maria Elvira Salazar e Veronica Escobar, trouxeram um “salvavidas” disfarçado de projeto de lei! Chamado de Dignidade 2025, o texto promete uma chance para os imigrantes que já estão nos EUA há mais de cinco anos – desde que não tenham antecedentes criminais e, claro, paguem uma multa pesada!
Sim, você não leu errado: é a chance de regularização, mas com um preço de US$ 7 mil (R$ 39 mil) em “restituição”! O que isso significa para milhares de trabalhadores? Um golpe brutal em suas já delicadas finanças!
Dignidade? Só Se for na Dor!
O projeto é uma tentativa de remendar anos de incerteza e crueldade nesse labirinto migratório. Os imigrantes, que chegaram antes de 31 de dezembro de 2020, estão sendo chamados para uma maratona de entrevistas e provas de “valor” a cada dois anos! E, se você pensa que terão acesso a benefícios federais, desista!
O que parece uma solução pode ser, na verdade, uma armadilha! Os “dreamers", que chegaram ao país ainda crianças, têm uma luz no fim do túnel com a possibilidade de cidadania, mas isso não inclui a maioria dos “estrangeiros” que sustentam o país com seu trabalho duro.
Trump Lança Onda de Deportações!
E não para por aí! Em meio à apresentação da Dignidade 2025, temos o presidente Donald Trump prometendo um verdadeiro festival de deportações! É a ditadura da imigração em ação, com o ego inflado e promessas de um número recorde de expulsões de cidadãos oriundos de outros países!
Enquanto isso, a última grande reforma migratória nos EUA foi em 1986, na época do lendário Ronald Reagan. Desde então, muitos projetos tentaram e falharam, mas a esperança ainda persiste entre seus apoiadores.
A política imigratória tá pegando fogo e a situação tá crítica! A hora de agir é agora! Não vamos deixar que esses projetos se tornem mais uma facada nas costas de quem só busca o direito de trabalhar e viver com dignidade!
Crédito da foto publicada: g1.globo.com