GRITO DE DESESPERO! POVOS INDÍGENAS SE REBELAM E IMPEDEM SAÍDA DE SECRETÁRIO NO PARÁ!
Atenção Brasil! O caos tomou conta da Seduc em Belém! O secretário nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, Uiton Tuxá, foi cercado por indígenas revoltados e DEIXOU de sair do prédio nesta quinta-feira (23)! A pressão subiu e os representantes de 18 povos da Amazônia mostraram que não vão se calar diante da imposição do governo.
As comunidades estão em pé de guerra! Eles protestam ferozmente contra a cruel mudança de aulas presenciais para um Ensino Online nas aldeias. Isso mesmo! Os indígenas estão exigindo a DEMISSÃO IMEDIATA de Rossielli Soares, o chefão da Educação, cujas ações estão colocando em risco a educação indígena!
Uiton, enviado direto de Brasília, foi pego de surpresa! Prometeu intermediar a paz, mas no primeiro dia já estava fugindo! As líderes Auricélia Arapiun e outras deram um ultimato: “Você não saiu da nossa luta, vai ficar aqui até conseguir uma resposta da ministra Sônia Guajajara!” E a cobrança é clara: Cadê a ministra que bate foto com o governo, mas não age pelo seu povo?
A situação é de total tensão! Enquanto os indígenas bloqueiam rodovias, a Justiça do Pará tentou a reintegração de posse do prédio liberando uma ameaça de multa pesada. Mas eles não se intimidaram e os protestos só aumentaram! MAIS INDÍGENAS chegaram para engrossar o coro, mostrando que a voz do povo não se cala!
Além disso, a nova lei aprovada à toque de caixa pelo governo é alvo de críticas pesadas. O MPF e o MP-PA estão de olho! Eles afirmam que o novo modelo de educação atropela os direitos dos povos indígenas. Enquanto isso, o MEC já se posicionou contra a falta de base legal para o que estão chamando de "Educação a Distância Para Indígenas"! Que barbaridade!
Acredite! 65% das cidades do Pará não têm acesso a uma escola de ensino médio. E agora, querem impor um modelo de aulas gravadas? É um insulto! Para os líderes indígenas e professores, isso é encerramento da educação de qualidade que seus filhos merecem!
E a resposta do governo? Uma comissão foi formada após a pressão dos movimentos, mas até administrar isso está se tornando uma novela sem fim! Prometeram um projeto de lei, mas o que sabemos é que o tempo está passando e a insatisfação só cresce!
Essa luta ainda está longe de acabar! Os indígenas estão de pé, prontos para resistir e lutar pelos seus direitos! O que acontecerá a seguir? O Brasil precisa ficar de olho, porque a luta por justiça e educação continua ardendo no coração da Amazônia!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br