Maracatu Explode em São Paulo: Centro em Chamas de Cultura e Emoção!

Maracatu Explode em São Paulo: Centro em Chamas de Cultura e Emoção!


Virada Cultural 2025: Uma Superprodução de Falhas e Descaso!

Maracatu nas Ruas, Mas e a Estrutura? Cadê?

A noite de sábado (24) foi marcada por uma explosão de cores e ritmos no centro de São Paulo, mas não se engane! O tão aguardado cortejo de maracatu da Virada Cultural 2025 foi um verdadeiro festival de problemas! Com a concentração começando no Largo do Paissandu, o evento reuniu 12 grupos vindos de diversas regiões do estado – e trouxe uma galera das mais variadas partes, mas… cadê a organização?

Um Início de Dar Calafrios!

O cortejo começou com nada menos que uma hora de atraso! Um verdadeiro vexame para quem esperava uma festa em grande estilo. Um percussionista desabafa: “Não teve ensaio, as baterias tavam todas descompassadas!” Imagine só! Uma orquestra de ritmos desafinados se arrastando pelas ruas! O que seria uma celebração acabou se tornando um caos auditivo!

Cadê o Apoio, Prefeito?

E as falhas não pararam por aí! Sem carro de som e com suporte técnico quase nulo, a sujeira sonora só aumentou. O descontentamento estava no ar, com artistas clamando pelo mínimo de respeito e estrutura. Afinal, a prefeitura parece ter esquecido dos grupos de cultura popular que fazem a verdadeira festa da cidade!

PM no Meio da Folia! Alguém Tem que Falar Isso!

Para piorar, alguns espectadores se sentiram incomodados com a passagem de motos da PM e com uma base da polícia cravada no meio do cortejo. Uma verdadeira falta de respeito que até os mais animados não conseguiram ignorar.

Cultura da Periferia Brilha Mesmo Assim!

Mas no meio do caos, a força da cultura popular foi inegável! Vitória, uma professora da periferia, grita sua alegria: "É essencial ver a nossa cultura nas ruas!" E ela tem razão! Apesar de tudo, o evento confirmou que a arte e a cultura ainda têm espaço em São Paulo, principalmente quando vêm das comunidades periféricas.

Cultura Afro-Brasileira em Alta!

Claudete Monteiro lembra da importância do evento: "A Virada faz o povo sair de casa!" E isso é só a pontinha do iceberg! A Dandara, do grupo Baque CT, estava radiante: "O maracatu ganhando espaço em SP é uma vitória!" Uma vitória sonhada, mas não sem batalhas.

Resistência É a Palavra-Chave!

Mesmo com as dificuldades, o cortejo não deixou de ser um marco simbólico na reafirmação da cultura popular! O espaço público foi ocupado por essas tradições, mostrando que, apesar das falhas de organização, nossa cultura é vigorosa e está mais viva do que nunca!

Se a prefeitura não dá a mínima, a vibração das baterias ressoou alto nas ruas do centro, lembrando a todos sobre a resistência e a força das manifestações culturais! E, convenhamos, é isso que importa!

Crédito da foto publicada: www1.folha.uol.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também