Nordeste em Festa: Obra de Antonio Barros Exalta a Alegria de um Povo Vibrante!

Nordeste em Festa: Obra de Antonio Barros Exalta a Alegria de um Povo Vibrante!


Música e Lamento: Morre Antonio Barros, o Rei do Forró!

A Despedida do Gênio da Música Nordestina!

A tristeza tomou conta do Brasil! Aos 95 anos, Antonio Barros, a lenda que deu vida ao forró, deixou este plano em João Pessoa (PB), e com ele, um legado musical que ecoará para sempre! O compositor, que nos brindou com clássicos como “Homem com H”, “Oia eu aqui de novo” e “Procurando tu”, partiu para o andar de cima, após enfrentar complicações da temida doença de Parkinson.

Um Vera Cruz de Sucessos!

Nas palavras de quem viveu a era de ouro do forró, a morte de Antonio Barros é um verdadeiro luto! Ele e sua parceira de vida e música, Cecéu, criaram uma obra de mais de 700 canções que embalam festas, alegrias e, claro, muita emoção! O sambão que é o forró tupiniquim deve muito a esse gênio que se destacou em meio a ritmos tão diversos como xote, xaxado e baião.

O Bicho Vai Pegar!

Ah, e quem se esquece do impacto de "Homem com H"? A música que Ney Matogrosso quase deixou passar, mas que se transformou no maior sucesso de sua carreira. E, convenhamos, a versão original dos 3 do Nordeste, em 1974, não fez menos que incendiar o coração do Brasil.

Ainda temos os hits "Bate Coração", que fez Elba Ramalho brilhar como uma estrela, e “Por debaixo dos panos”, que revelou a força da parceria Barros-Cecéu! Não dá pra contabilizar as vezes que as pessoas se esbaldaram ao som dessas canções!

A Festa Está Agendada!

Antonio Barros foi mais que um compositor; ele moldou a cultura nordestina! Nascido em Queimadas, passou a vida celebrando cada batida de sanfona, cada pé de serra. Sua obra é um verdadeiro patrimônio imaterial que se recusa a morrer. A música dele está nas veias do Nordeste!

O Legado Que Não Tem Fim!

Enquanto o Brasil se junta ao luto, só temos que agradecer a Barros por cada verso que nos fez dançar e cada melodia que nos impulsionou a viver. O forró, essa paixão popular, perde seu grande mestre, mas a festa continua — porque, como sabemos, a música nunca morre! Que sua alma cante eternamente nos céus!

Crédito da foto publicada: g1.globo.com

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também