Título: ITÁLIA FECHA AS PORTAS DA CIDADANIA! Quem não é "de casa" tá fora!
A bomba estourou! A Itália, berço da pizza e do vinho, agora apertou o cerco na cidadania! O Conselho de Ministros decidiu pelas regras do "ou é por sangue, ou não é de jeito nenhum"!
Quem é Honesto e Quem é Fraudulento?
Agora, para virar cidadão italiano, só se tiver papai ou vovô que tenha nascido na "bela Itália"! Antes, bastava um tataravôzinho born this way, desde 1861, mas agora a festa acabou para a galera que achava que ia conseguir um passaporte na boa!
O que o Governo diz?
O potente Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores, desfilou por aí com um discurso duro: "Cidadania é coisa séria, e vai ter que provar que é de verdade!" Esse papo de "comercialização de passaportes" e "evitar abusos" tá na moda, e a Itália resolveu jogar o peso da lei em cima de quem tenta mamar na teta do Estado!
Mudanças Imediatas NO AR!
As novas regras já estão valendo, e só os afortunados com laços diretos até os avós conseguirão a tão sonhada cidadania! Ah, e lembre-se, não quer saber como vai funcionar a "manutenção de vínculos" a cada 25 anos? Ninguém sabe no momento, mas, segundo eles, "tem que fazer parte da família".
A mudança não é só para os Fracassados!
Os consulados pelo Brasil já suspenderam agendamentos e praticamente trancaram as portas. Vai ser difícil entrar no “clube dos privilegiados”, isso se você nem é italiano de sangue!
Números que Assustam!
Para se ter uma ideia da catástrofe, entre 2014 e 2024, o número de cidadãos italianos lá fora disparou de 4,6 milhões para 6,4 milhões! E olha que agora existem mais de 60 mil processos de cidadania presos na burocracia! É muita gente na fila esperando pelo passaporte dos sonhos!
E o que o Governo quer?
Segundo a cartilha oficial, a ideia é alinhar a Itália às regras de cidadania dos outros países europeus. No fundo, só querem deixar os conselhos mais tranquilos e focar nos que realmente têm laços com a terra das oliveiras!
E agora, quem esperava ver o “nome na lista” vai ter que se virar, porque a Itália não tá mais brincando! A cidadania agora é um tesouro raríssimo!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br