Comino: O Paraíso em Ruínas! A Ilha dos Sonhos Virou um Inferno!
Atenção, viajantes! Preparem-se para a maior decepção de suas vidas na célebre Lagoa Azul de Comino! Antes um paraíso quase intocado, hoje a ilhota maravilhosa de 3 por 5 km se transformou no cenário de um verdadeiro apocalipse turístico. Lamentável!
Imagina só: você vai para Malta em busca do sol e do mar cristalino, mas acaba esmagado por um mar de turistas insuportáveis! Oito lugares só para um em meio a esse caos! E acreditem, 51 mil pessoas no Facebook não podem estar erradas, mas um verdadeiro local, Colin Backhouse, garante: “É o inferno na Terra!” No auge do verão, essa beleza natural vira uma balbúrdia, onde o lixo transborda e as pessoas se espreme em cima das roseiras!
O que já foi um refúgio sereno nos anos 80 agora é um destino onde a palavra “paz” não existe mais! Com turistas brigando por cada metro quadrado — e olha que não sobrou lugar pra descanso, viu? Os barcos barulhentos poluem o ar e o bonito mar azul se torna um campo de batalha de músicas e motores. Em pouco tempo, a Lagoa Azul se transformou no verdadeiro pesadelo do Mediterrâneo!
E não pensem que é só uma opinião isolada. Decepcionados com a experiência, muitos turistas estão chamando a visita a Comino de golpe! E a situação é tão fora de controle que ativistas, como o Moviment Graffitti, se mobilizaram para tirar cadeiras de praia da ilha, gritando: “Chega de exploração!”
A verdade é que, de cenário para grandes filmes como “Troia” e “Game of Thrones”, Comino agora é mais famosa por suas multitudes barulhentas do que por sua beleza natural. Agora, para tentar salvar a joia do Mediterrâneo, as autoridades finalmente vão limitar o número de visitantes para 5 mil por dia! Ufa! Uma melhora, mas será que salvará o que já foi um paraíso?
Os defensores do meio ambiente exclamam: “É um bom começo, mas ainda não suficiente!” A pressão está imensa para implementar um plano que ajude a proteger a ilha e seu ecossistema fragilizado. O que vai acontecer com essa maravilha? Será que restará algo para as futuras gerações? Os turistas já estão desapontados, e a esperança é que as novas regras tragam de volta um pouco do encanto perdido. Mas o que resta tem outro lado: medo e incerteza para o futuro de Comino! Se preparem, o turismo pode nunca mais ser o mesmo!
Crédito da foto publicada: g1.globo.com