TÍTULO CHOCANTE: GRAVIDEZ EM PERIGO! COVID E PRÉ-ECLAMPSIA JUNTAS NO VÍSCERO!
Enquanto a pandemia de Covid-19 rugia como uma fera indomável, um outro inimigo silencioso se infiltrava nas gestações: a pré-eclâmpsia! Sim, você leu certo! O aumento do risco na gravidez provocou um verdadeiro estado de alerta entre os especialistas. Mães infectadas não estavam apenas lutando contra o coronavírus, mas também contra uma condição mortal que elevava a pressão arterial às alturas, ameaçando a vida delas e de seus bebês!
CATÁSTROFE À VISTA! A MATERNIDADE ENFRENTA UMA CRISE NUNCA VISTA!
A pré-eclâmpsia, um pesadelo que se abate especialmente no terceiro trimestre, não é apenas um simples aumento de pressão. É um monstro que pode causar insuficiência renal e hepática, entre outros horrores. Durante a pandemia, o funesto cenário se complicou, pois o diagnóstico se tornava um verdadeiro jogo de adivinhação! Os médicos enfrentavam o dilema entre antecipar o parto a qualquer custo ou esperar que a Covid cedesse. Um erro nessa batalha poderia custar vidas preciosas!
GRITOS NA PORTEIRA! NÚMEROS ASSOMBROSOS DE MORTES MATERNAS!
Prepare-se para os números aterrorizantes: mais de 300 gestantes não sobreviveram à pré-eclâmpsia por ano no Brasil, enquanto países afortunados conseguiram quase eliminar essas tragédias! Durante os anos de pandemia, os números dispararam! Em 2020, 1.965 vidas foram perdidas! E em 2021? Um assustador aumento para 3.030 mortes! Isso mesmo! Um verdadeiro banho de sangue na maresia da maternidade!
ALERTA VERMELHO! MÉDICOS EM DESASSOSSEGO POR DIAGNÓSTICO IMPRÓPRIO!
Dados alarmantes revelam que a média de mortos por 100 mil nascidos vivos chegou a 120 durante a pandemia, três vezes mais do que a meta definida! A Covid exaltou a gravidade da situação e jogou uma lupa em uma realidade já cruel. E o que a pesquisa de especialistas da Unicamp e dos EUA revelou? Que existe uma conexão assustadora entre a Covid-19 e a pré-eclâmpsia, aumentando o risco para as gestantes! Os biomarcadores que poderiam salvar vidas eram como um farol na escuridão, mas estavam longe de serem amplamente usados!
RISCO MORTAL ESTÁ NA HORA! MUDANÇAS NAS GRAVIDEZ DEVEM SER VIGIADAS!
Não se esqueça: hipertensão prévia, gestações gemelares e outras condições familiares são alertas vermelhos! E agora, a Covid deve ser adicionada a essa lista aterradora. As mães precisam estar atentas, pois cada dia conta, e a batalha pela vida delas e de seus pequenos continua em cancha aberta! O que mais o futuro reserva para essa luta que se revela cada vez mais dramática? É hora de agir!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br