Juros nas Nuvens: Selic Pode Permanecer em 15% até 2026!
TAXONOMIA DO DESCASO! Copom poderia ou não afundar país!
Prepare-se para o impacto! O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça e quarta-feira, e o que se ouve por aí é alarmante! A Selic deve permanecer em incríveis 15%! Isso mesmo, meus amigos, a taxa já disparou e não dá sinal de querer descansar! O ciclo de altas, que começou em setembro de 2024, é uma verdadeira maré de incertezas!
Futuro Incerto: Cortes de Juros? Só em 2026!
Assim, a grande questão fica: quando e SE os juros vão cair? Economistas otimistas acreditam que a selic pode ter sua primeira queda já em dezembro, mas os realistas alertam: só no início de 2026! E os pessimistas? Eles afirmam que a Selic vai teimar em ficar em 15% até o fim do próximo ano. Acorda, Brasil, a situação é crítica!
Selic nas Nuvens: Um Retrospecto Desesperador!
Na última reunião do Copom, em junho, a Selic saltou de 14,75% para 15% ao ano — a sétima alta consecutiva! Este patamar não era visto desde julho de 2006, no governo Lula. E vamos relembrar:
- Janeiro/2023 – 13,75%
- Julho/2024 – 10,5%
- Janeiro/2025 – 13,25%
- E por aí vai… uma ascensão sem fim!
A Economia em Pânico: Inflação nas Alturas!
Pois é, a economia continua a se arrastar enquanto o Banco Central diz que a “resiliência da economia” é o vilão da vez, dificultando qualquer expectativa de queda nos preços. E a inflação? Essa disparou para 5,35%, muito acima da meta de 4,5%! O Brasil está vivendo de migalhas enquanto o governo gasta e gasta!
Projeções Sombrças: Juros Baixos? Apenas um Sonho!
As previsões são aterradoras! A Selic poderá continuar acima de 10% durante todo o mandato de Lula! Para 2026, a estimativa é de 12,5%. No futuro, despesas com juros podem engolir boa parte de nosso suado dinheiro! A inflação dá sinais de desaceleração? Sinal de que a situação pode piorar ainda mais!
A Última Palavra do Copom: Estabilidade ou Dureza?
O recado é claro: “a taxa deve permanecer em patamar contracionista por um longo período”. O Copom não está brincando! Eles admitem a possibilidade de fazer novos ajustes, e nossas esperanças de uma economia mais saudável estão se esvaindo! O dinheiro ficou mais caro e nosso bolso, mais vazio!
Prepare-se, Brasil! Os próximos encontros do Copom prometem mais emoções! A real é que esta notícia é só o começo do pesadelo que estamos vivendo. A cada reunião, mais um lembrete da crise que não cessa. Acorda!
Crédito da foto publicada: revistaoeste.com