Surto de EAD: Matrículas Explodem e Quase Quadruplicam em Uma Década!

Surto de EAD: Matrículas Explodem e Quase Quadruplicam em Uma Década!


CHOCOLADA AULA: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EXPLODE E DERRUBA O PRESENCIAL!

Prepare-se para a bomba! O mundo da educação está passando por uma revolução e os números são de cair o queixo! De 2014 a 2024, as matrículas em cursos de educação à distância (EAD) saltaram de um jeito que parece coisa de filme! Um aumento insano de 286,7%! Enquanto o ensino presencial murchou como pé de alface em dia de sol, despencando 22,3%.

Olha só! Em 2014, apenas 2 de cada 10 estudantes arriscavam no EAD. Agora, em 2024, quase 7 de cada 10 mergulharam de cabeça nessa onda! Mas a festa está prestes a acabar, porque o MEC lançou uma nova regra de segurança: cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia só no esquema presencial!

O QUE VEM POR AÍ? NADA DE DESCONEXÃO!

Vamos falar de regras! A partir de agora, todos os cursos devem ter, no mínimo, 20% das aulas presenciais. Sim, é isso mesmo! Chega de carteiras vazias e professores falando para telas em branco. Agora, o povo vai ter que ralar e colocar o pé na faculdade!

E a situação das vagas no ensino superior? É uma verdadeira montanha-russa! Mais de 23,6 milhões de vagas foram abertas, mas só 5,010,433 foram ocupadas. Apenas 21,1% do total! Um verdadeiro desperdício, com 25% das novas vagas preenchidas em 2024. E a cereja do bolo? 95,8% das vagas ficam por conta da rede privada.

LICENCIATURAS A CAMINHO DO EAD: DIY DOS PROFESSORES!

As licenciaturas estão vivendo a mesma revolução! Em 2024, 69% das matrículas eram na modalidade EAD, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Isso mesmo! 8 a cada 10 novos alunos de licenciatura decidiram que o EAD é o caminho. Na rede privada, esse número pula para insanos 93,8%!

Vamos combinar que a educação está mudando rapidinho, mas será que é para melhor? Essa é a pergunta que não quer calar!

Crédito da foto publicada: g1.globo.com

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também