CATÁSTROFE ANUNCIADA! EUA PREPAREM-SE PARA O IMPACTO!
AÇO E ALUMÍNIO À BEIRA DO ABISMO!
A bomba explodiu e o eco já chegou no Brasil! Os Estados Unidos, nosso grande parceiro comercial, prepare-se porque a nova medida que pode atingir em cheio as exportações brasileiras de aço e alumínio promete deixar a economia de pernas para o ar! Estamos falando de uma tarifa que pode saltar os custos de 10% para impressionantes 35%! Isso mesmo, uma verdadeira facada nas exportações que são responsáveis por um terço do que o Brasil envia para os gringos!
O QUE ESTÁ ACONTECENDO? É A “TAXA DA VERGONHA”!
A Associação Brasileira de Alumínio (Abal) não esconde a preocupação que está nas nuvens! Como assim o Brasil, segundo maior exportador de aço dos EUA, se tornará um produto pouco atraente? Os produtos brasileiros, que sempre se destacaram pela qualidade e pela sustentabilidade, agora enfrentam uma competição desleal! Se a nova sobretaxa entrar em cena, prepare-se para o caos no comércio!
IMPACTO DIRETO NO SEU BOLSO!
As consequências serão drásticas! O setor de alumínio, que fez uma bela exportação de US$ 1,5 bilhão em 2024, verá seu lucro despencar! Com 16,8% das exportações brasileiras de alumínio voltadas para os americanos, o impacto financeiro pode ser devastador! E não para por aí! A Abal já alerta sobre o aumento dos preços e a necessidade urgente de reforço nas defesas comerciais! É hora de agir, Brasil!
DRAMA NO COMÉRCIO BILATERAL!
A Câmara Americana de Comércio, a poderosa Amcham, acende o sinal de alerta! A decisão americana pode “afetar significativamente” nosso comércio, e o aço brasileiro, usado como insumo estratégico lá fora, pode ser sacudido por essa tempestade tarifária! Estamos a um passo de ver nossas exportações desabarem e ainda não sabemos o que vai acontecer com as importações que dependemos!
MINAS GERAIS EM ALERTA!
E não é só no geral que o clima está pesado! A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) mantém os olhos arregalados para cada movimento! O presidente Flávio Roscoe acredita que o Brasil pode sair na frente, mas a disputa será feroz! A expectativa espreita entre a esperança e a realidade: será que o Brasil conseguirá resistir a mais essa pressão internacional?
O QUE VAI ACONTECER AINDA NÃO SE SABE!
O que se sabe é que as autoridades precisam agir rápido, porque o tempo está contado! Se nada for feito, o que se verá é um Brasil em apuros nas prateleiras do mundo! As indústrias estão em choque e a população deve ficar atenta! Essa é uma guerra comercial e o Brasil não pode sair machucado dessa jogada! Aquela velha máxima bate à porta: "Lágrimas e aço não podem ser a nossa sorte!"
Crédito da foto publicada: www.gazetadopovo.com.br