Chocante Suspensão: Aids à Beira do Abismo com Medida Maluca de Trump!
Prepare-se, porque vem bomba por aí! O presidente Donald Trump acaba de deixar o mundo em estado de choque ao decidir congelar por 90 dias todo o apoio internacional contra a Aids! Isso mesmo, o gigante programa Pepfar, responsável por salvar as vidas de mais de 20 milhões de pessoas, está prestes a engatinhar para o desastre!
Criado em 2003 durante o governo George W. Bush, esse plano pode ser a última esperança para muitos que vivem com HIV/Aids. Com um orçamento colossal de US$ 6,5 bilhões anuais, ele fornece tratamentos que literalmente resgatam vidas! E agora, foi para o ralo? Isso é simplesmente insano!
Um telegrama do Departamento de Estado dos EUA, chefiado por Marco Rubio, denuncia essa manobra absurda que impacta até mesmo a assistência da Usaid. E adivinha? As únicas exceções são para ajuda alimentar de emergência e grana militar para Israel e Egito. É um verdadeiro descaso!
A médica infectologista Beatriz Grinsztejn, cabeça da IAS (Sociedade Internacional de Aids), não mede palavras para descrever a catástrofe que se aproxima. “É um tapa na cara! Estamos falando de quase 600 mil crianças que dependem desse tratamento vital. A suspensão pode causar uma onda de caos nas comunidades mais vulneráveis”, desabafa, a voz da razão em meio ao desespero.
E o que acontece se o Pepfar parar? Sem dinheiro, os contratos vão pro espaço e a entrega de tratamentos pode ser cortada na hora! É o pesadelo tomando forma, e Grinsztejn alerta: “O vírus pode ressurgir com força total! Estamos vivendo um momento, até 2024, de recuperação, mas tudo isso pode desmoronar!”
Só pra você ter ideia, desde a criação do programa, cerca de 26 milhões de vidas foram salvas e 7,8 milhões de bebês escaparam da infecção. Mas tudo isso está por um fio! O Pepfar também faz testes em quase 100 milhões de pessoas e ajuda milhares de órfãos. Como assim, Trump?
E não para por aí! Essa suspensão não atinge apenas os tratados – os profissionais de saúde, 190 mil deles, lutam todos os dias sem a certeza do que vem pela frente! Eles ganham miséria e agora podem perder seus empregos! Um verdadeiro massacre!
Beatriz não perde a esperança e clama por mobilização internacional: “Precisamos agir! Esse programa foi uma conquista ao longo dos anos. Nunca enfrentamos uma ameaça tão grave!”…
E a cereja do bolo é Trump se isentando da culpa, afirmando que outros países deveriam arcar mais com ajuda. Super irresponsável! Essa é a hora do mundo se unir, e não de jogar os problemas na culpa dos outros!
Os deputados Gregory W. Meeks e Lois Frankel não deixaram barato e bateram de frente, afirmando que a assistência externa é um investimento crucial para a estabilidade global e a segurança nacional dos EUA! A queda desse pilar pode resultar em consequências desastrosas! O que está acontecendo, gente?
Não vai ter pausa para respiração enquanto a Aids continua matando, e essa é a hora de gritar, se indignar e protestar contra essa atitude que põe em risco a vida de milhões! O futuro é negro com essa decisão, e a luta precisa continuar!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br