Harvard em xeque: Trump declara guerra à gigante do saber!
O clima esquentou de vez! O presidente dos EUA, Donald Trump, soltou o verbo e detonou a famosa Harvard, chamando-a de "antissemitas de extrema-esquerda"! Agora é briga de titãs: a Casa Branca versus a universidade que muitos consideram a melhor do mundo! As palavras incendiárias de Trump surgem depois que a instituição decidiu ir pra cima e processar o governo em busca de justiça contra o bloqueio de verbas que ameaça suas finanças!
"Esse lugar é um desastre liberal!" – gritou Trump em sua plataforma Truth Social, esbravejando que a universidade está admitindo "estudantes do mundo inteiro que querem destruir nosso país". O presidente não se segurou e ainda taxou Harvard como uma "ameaça à democracia". É o fim da picada!
A tensão aumentou ainda mais com o decreto bombástico assinado por Trump, que pode sacramentar a morte financeira de Harvard e de outras instituições que não se curvarem à sua vontade. O governo quer que a certificação das universidades dependa do cumprimento de suas exigências, como uma verdadeira ditadura do saber! A ameaça de cortar fontes de financiamento pesadas, como os US$ 2,2 bilhões congelados, é de deixar qualquer um em choque!
Se não fosse o bastante, o governo até pediu para reverter o status de isenção fiscal da universidade! Harvard, com sua grandeza, se recusou a engolir as imposições de Trump e agora está no olho do furacão. O recado é claro: quem não seguir o jogo pode ficar sem receber um centavo do governo!
E para apimentar ainda mais o clima, Trump não teve papas na língua e disparou que Harvard "é uma piada", que "ensina ódio e estupidez" e que não merece um pingo de grana federal. A robustez acadêmica dessa gigante está em risco, e Trump não vai parar até ver Harvard se desculpando por ser quem é!
É a batalha do século! O que vai acontecer com a maior universidade do mundo? A pressão é grande e as repercussões podem ser devastadoras! Preparem-se para os próximos capítulos dessa guerra entre saber e poder!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br