TÍTULO: A BATALHA DAS UNIVERSIDADES! GOVERNO TRUMP ATACA A AUTONOMIA ACADÊMICA!
Preparem-se para o choque! Mais de 100 líderes de universidades de peso, como Harvard, Princeton e Yale, se uniram em um grito de revolta contra a tirania do governo Trump! Em uma declaração incendiária, eles denunciam a "intromissão governamental sem precedentes" que ameaça colocar em colapso o ensino superior americano!
A treta ganhou força quando Harvard decidiu processar o governo por conta de cortes de financiamento e tentativas de controle político. O que está acontecendo? É uma guerra! Desde que Trump assumiu, ele varejou as universidades, acusando-as de serem antissemitas e elitistas, e agora quer colocar suas garras em tudo, desde as matérias até a contratação de professores!
Na declaração bombástica, as universidades afirmam: "Estamos prontos para reformas construtivas, mas não aceitamos intromissão do governo!" Existe um grito por liberdade nas entrelinhas que não podemos ignorar! E cadê a resposta da Casa Branca? Está mudo como pedra!
Essa movimentação não é pra qualquer um! Harvard, que tem um nome a zelar, se ergue contra as ameaças de congelamento de US$ 2,3 bilhões! Trump não só quer cortar os fundos, mas também ameaça revogar isenções fiscais e barrar a matrícula de estudantes estrangeiros! É um ataque frontal à educação!
O governo está esculhambando com as universidades, mirando em direitos de pessoas transgênero e programas de diversidade, e quem não obedecer, é a bolsa vazia! Enquanto isso, a Universidade Columbia vacilou e já se rendeu a algumas exigências. Mas Harvard não se deixará intimidar e vai à luta para preservar o que resta de sua liberdade!
No meio desse furacão, mais de 60 ex-dirigentes e líderes acadêmicos se unem em apoio à recusa de Harvard em ceder! A resistência pegou fogo, e a guerra pela autonomia universitária está só começando! É hora de gritar e lutar por nossos direitos!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br