A Very Bad Day in Space: Starship da SpaceX é o novo fiasco de Elon Musk!
Desastre Espacial: Starship Quase Lança, Mas Desiste em Cima da Hora!
Prepare-se, porque a novela do megafoguete Starship continua! O astro do espaço, Elon Musk, tentou mais uma vez, mas em vez de glória, teve que engolir um fiasco de dar pena. O tão aguardado lançamento, marcado para esta segunda-feira (25), teve a janela aberta às 20h30 e, como num filme de horror, tudo deu errado!
No último minuto, a SpaceX jogou a toalha! O plano era realizar o décimo teste do gigante Starship, formado pelo colosso Super Heavy e a própria nave. Mas adivinha? Um vazamento de oxigênio líquido na plataforma de lançamento deixou tudo em frangalhos! O que era para ser um evento espacial se transformou em um verdadeiro desastre totalmente inesperado!
Uma Montanha Russa de Problemas: Starship é um Caos!
As coisas não andam nada bem para o Starship, que já passou por uma saia justa atrás da outra: duas falhas logo no início da subida, outra na vastidão do espaço e até uma explosão na plataforma de testes! A SpaceX está se enredando em um emaranhado de complicações técnicas que mais parecem um pesadelo!
Com tecnologia muito além dos modelos antigos, a Starship é toda cheia de marra: impulso fortíssimo, escudo térmico que promete ser resistente e aletas de direção fortonas. Mas será que tudo isso vai fazer alguma diferença quando a situação fica crítica no momento da verdade?
NASA em Seca: Starship Precisa Funcionar!
E tem mais! A NASA está de olho nessa geringonça para um projeto audacioso: um pouso tripulado na Lua, algo que não acontece desde os gloriosos tempos do programa Apollo. E ainda por cima, a expansão do serviço Starlink de Musk depende desse foguete! O bilionário já tá prometendo que em 6 ou 7 anos, vai ter dia de Starship decolando até 24 vezes em 24 horas. Só que, para isso, tem muita coisa pra consertar!
Se Quiser Ir ao Espaço, Tenha um Plano B!
Se o Starship finalmente deixar o solo, vai rolar uma separação de estágios a dezenas de quilômetros de altura, com o Super Heavy voltando para um mergulho na água no Texas, enquanto a Starship se atira ao espaço. Porém, a diversão não para por aí! No espaço, a nave quer implantar imitações de satélites Starlink e resgatar um motor pelo caminho. E como um verdadeiro teste de ferro, a reentrada na atmosfera sobre o oceano Índico vai colocar à prova as aletas e as telhas experimentais sob uma explosão de calor e fricção épica!
Prepare-se, porque a SpaceX pode ter um novo fiasco nas mãos, e Elon Musk ainda vai ter que se virar para transformar essa história em um sucesso ou viver para contar o mais novo vexame no mundo dos foguetes!
Crédito da foto publicada: www1.folha.uol.com.br