TARIFADA! Lula Enfrenta Tsunami Comercial de Trump e Pode Virar Alvo!
Presidente Apostando Alto e Pode se Dar Mal!
As cartas estão na mesa, e o jogo é mortal! Luiz Inácio Lula da Silva, o comodoro das promessas, vê seu barco balançar com o tarifaço escandaloso de 50% anunciado por Trump. A partir de 1° de agosto, os produtos brasileiros viram alvo e o que poderia ser uma jogada de mestre, pode se transformar em um verdadeiro fiasco!
Lula e a OMC: Um Gesto Vazio, Como arroz sem feijão!
Tentar convencer a Organização Mundial do Comércio a intervir é como jogar água em fogo! A OMC hoje é mais perdida do que cego em tiroteio. Segundo os especialistas, a entidade perdeu seu prestígio e, adivinha? É culpa dos EUA! Desde que Trump tomou as rédeas, a OMC é só uma sombra do que já foi.
E Lula, na ansiada busca por um milagre, faz o que? Encaminha um apelo que ecoa no vazio! Enquanto isso, os empresários estão em apuros, pedindo cautela com uma expectativa de resposta que pode não vir… ou vir tarde demais!
Consequências Catastróficas a Caminho!
A lei de reciprocidade tarifária que Lula cogita pode ser o suficiente para afundar a economia brasileira. Com os produtos americanos enfrentando a mesma alta de 50%, a situação pode pressionar ainda mais a inflação e aumentar o custo de vida de vez! Uma alta nas tarifas pode fazer com que o preço da gasolina suba e os insumos da indústria fujam do controle!
Ricochete de Retaliações: O Que O Mercado Diz?
José Augusto de Castro, da Associação Brasileira de Comércio Exterior, deu o alerta: a indústria nacional não está preparada para um tsunami de custos! E se a fusão de tarifas se concretizar, a produção vai desabar que nem castelo de cartas! Ninguém escapa dessa!
Os "Grandes Planos" de Lula: Fogo na Roupa!
Enquanto isso, as especulações sobre como se defender do tarifaço aumentam! O governo cogita atacar na área da propriedade intelectual, mas tudo parece mais um jogo de azar. Recordando uma vitória anterior sobre os EUA, vale a pena arriscar novamente ou é pôr fogo no próprio voo?
Negociações: Uma Luta em Terra de Ninguém!
E agora? Empresários do Brasil estão em estado de alerta e confraternizando na incerteza. Se a proposta de Trump não for revertida, quem pagará a conta? O grito é unânime: querem negociações! Mas a resposta de Trump é um sonoro “NÃO”!
E o que foi que Lula fez? Avisou que vai se reunir com os empresários, mas também deixou um recado bem claro: “Se vocês acham que devem aceitar tudo que o presidente americano quer, nem se chamem brasileiros!”
O jogo está apenas começando, e as próximas jogadas prometem ser de deixar o coração na mão! Certamente, o público não pode perder os próximos capítulos dessa disputa colossal!
Crédito da foto publicada: www.gazetadopovo.com.br