ALERTA MÁXIMO! Lula FURTA O FUTURO dos Estudantes: Educação a Distância na MIRA!
Preparem-se, Brasil! O presidente Lula está prestes a desembarcar com um decreto que pode mudar a cara do ensino superior! Isso mesmo! Na segunda-feira (19), o petista vai dar o golpe fatal no EAD (Ensino a Distância), cortando os planos de quem sonha em estudar Medicina e Direito online! E não vai parar por aí: a quantidade de aulas remotas em Engenharia, Pedagogia e Enfermagem também vai ser reduzida. O cerco está se fechando!
Os convites para a cerimônia de revelação desse verdadeiro ultimato começaram a circular em Brasília. É hora de avisar os estudantes: o governo Lula desde o ano passado travou a abertura de novos cursos e vagas online, acendendo a revolta dos empresários do setor!
A VERDADE NUA E CRUA: EAD no Brasil
Um golpe arrasador do MEC acendeu o sinal vermelho: cursos de EAD estão com desempenho NOTA ZERO comparados aos presenciais! Enquanto isso, as escolas que oferecem essa modalidade estão em guerra! Elas argumentam que as novas restrições jogam uma pá de cal em quem quer acessar o ensino superior nas pequenas cidades, deixando estudantes sem condições financeiras a ver navios!
E TUDO ISSO para "regulamentar" o setor? Uma balela! O governo insiste em barrar novas oportunidades, enquanto a juventude clama por acesso!
MAIS RESTRIÇÕES À VISTA!
Um novo marco regulatório promete abrir uma janela para cursos semipresenciais — mas não se enganem, isso vem com uma mão cheia de regras! Os cursos de licenciatura vão precisar ter pelo menos 50% das aulas PRESENCIAIS, e o restante só poderá ser remoto, mas de forma síncrona! Ou seja, aulas ao vivo, mas sem a flexibilidade que o aluno precisa. A liberdade de escolha vem sendo amordaçada!
O VERDADEIRO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Com mais de 9,9 milhões de alunos no ensino superior, a realidade é chocante: 49% estão em cursos de EAD! A Pedagogia é a mais afetada, com 852 mil matrículas, e 77% desses estudantes estão no EAD! Já a Enfermagem, que figura como o quarto curso com mais alunos, não fica atrás: 41% dos 472 mil estudantes estudam remotamente!
O futuro da educação no Brasil está em jogo e as restrições do governo estão prontas para sufocar ainda mais as oportunidades! Juventude, é hora de lutar! Não deixemos que os sonhos sejam surrupiados mais uma vez!
A batalha pela educação JUSTA e ACESSÍVEL está apenas começando!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br