CRISE DA SAÚDE: MAIS MÉDICOS DISPONÍVEIS, MAS SERÁ QUE VAI RESOLVER?
A partir da próxima segunda-feira, dia 5, o Ministério da Saúde vai abrir as portas para uma super oportunidade na saúde! Serão oferecidas 3.174 vagas no tão falado Programa Mais Médicos! Mas não se iluda, porque a situação é crítica!
MÉDICOS PARA TODO LADO, MAS SERÁ SUFICIENTE?
Desse montante, impressionantes 3.066 vagas serão destinadas a 1.620 municípios que estão gritando por socorro, enquanto 108 delas vão para 26 DSEIs voltados para comunidades indígenas em áreas críticas. É muita pressão nas costas dos médicos que vão enfrentar as calamidades dessas regiões!
A VERDADE POR TRÁS DO EDITAL
O edital, que deve ter feito o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, suar frio, também se baseia em um estudo que revela a triste realidade da quantidade de médicos por habitante no Brasil. Uma realidade que vai do desespero ao caos, principalmente nas cidades menores!
PROFISSIONAIS NO COMANDO: APROVEITE, TEM VAGA!
O governo espera médicos brasileiros, formados no exterior e até gringos habilitados na medicina. Todos eles, claro, terão que passar pelo MAAv, aquele curso que promete prepará-los para agir em situações de vida ou morte. Quer saber? Se não passar, fica de fora!
PRAZO CERCADO: SE VAI, VAI LOGO!
Os candidatos têm até o dia 8 de maio para garantir sua participação. Será que eles vão conseguir atender a demanda dramática?
A PROMESSA DO MINISTRO
Padilha ainda jura que tudo isso vai melhorar a saúde no Brasil, ligando os pontos entre o atendimento básico e a alta complexidade. Ele promete um sistema que vai tornar o SUS mais ágil – mas muitos já estão céticos!
O NÚMERO IMPACTANTE
Atualmente, o programa Mais Médicos atende mais de 63 milhões de brasileiros. A meta é chegar a 28 mil profissionais. Só que, por enquanto, são cerca de 24,9 mil bombeiros da saúde em 4.200 municípios! Essa conta ainda não fecha!
AGILIDADE OU PROMESSA VAZIA?
E não para por aí! Em março, foi lançado um novo chamamento público para que municípios entrem no cadastro reserva! Se acendeu a luz da esperança? Pode ser! Mas, com 2.450 municípios em crise, será que haverá médicos suficientes para salvar o dia?
A SURPRESA QUE OS MUNICÍPIOS NÃO PRECISAM ESPERAR
A novidade é que agora é possível repor médicos rapidamente. Quando a necessidade gritar, os DSEIs e municípios podem correr para melhorar a situação. Mas será que a velocidade vai trazer resultados de verdade?
A saúde do país está em jogo! Fique de olho!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br