ALERTA MÁXIMO: 1 MILHÃO DE CRIANÇAS EM RISCO DE VIDA POR CULPA DE CORTES NO COMBATE À AIDS!
Uma bomba prestes a estourar! Uma análise devastadora revela que o corte brutal de recursos no Pepfar, o Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids, está prestes a transformar a África Subsaariana em um verdadeiro caos! Mais de 1 milhão de crianças podem se tornar vítimas do HIV, e até 460 mil delas poderão perder a vida até 2030! Isso mesmo, pessoal, um verdadeiro massacre!
O pesadelo se agrava: só nos próximos cinco anos, estima-se que 2,8 milhões de crianças irão se tornar órfãs se o Pepfar for extinto! Tudo isso por conta da decisão irresponsável de interromper o financiamento desse programa vital! A história da AIDS na África pode voltar a ser os horrores do passado, onde 20 milhões de vidas foram perdidas!
O Pepfar, um dos pilares do combate ao HIV desde 2003, já salvou 26 milhões de vidas e impediu a transmissão do vírus para 7,8 milhões de bebês. Graças a ele, mais de 20 milhões de pessoas têm acesso a serviços de prevenção e tratamento. E com os cortes? O número de órfãos por AIDS, que caiu de 14 milhões em 2010 para 10,5 milhões em 2023, pode subir novamente como um foguete! Isso é um verdadeiro retrocesso civilizacional!
E não para por aí! O presidente dos EUA anunciou uma suspensão de 90 dias no financiamento do Pepfar em janeiro, e a situação se tornou um verdadeiro caos! Muitos serviços essenciais foram interrompidos, e a esperança de um futuro melhor está se dissipando!
A carta desesperada de 11 autoridades da saúde na África clama por ajuda! Eles buscam uma gestão mais sustentável dos programas de HIV em parceria com os EUA, mas será que a alta cúpula vai ouvir o grito de socorro?
As sugestões para garantir a continuidade do Pepfar são urgentes! É preciso unir forças, fechar lacunas de financiamento e fortalecer as iniciativas comunitárias! Estamos falando da saúde de milhões de crianças, e o futuro da África depende disso!
Você vai ficar de braços cruzados enquanto essa tragédia se desenrola? É hora de agir e exigir uma mudança! O mundo está assistindo, e o que está em jogo são vidas. Não podemos aceitar que a ganância tire o futuro das nossas crianças!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br