URGENTE: Prouni e Fies em Colapso! Bolsas de Faculdades Privadas Desaparecem!

URGENTE: Prouni e Fies em Colapso! Bolsas de Faculdades Privadas Desaparecem!


A CRISE DO ENSINO SUPERIOR: BOLSAS DESAPARECEM E SONHOS SE VÃO!

Faculdades Pactuam com o Caos: Ensino Superior em Queda Livre!

Prepare-se, povo brasileiro! O que era uma Rampa Rumo ao Futuro agora se transforma em um abismo sem fim! As bolsas de estudo para o ensino superior particular estão encolhendo a olhos vistos, e os estudantes? Ah, esses estão se afogando na falta de oportunidade!

O FURACÃO DO ENCOLHIMENTO: BOLSAS DO PROUNI DESMORONAM!

Segundo dados alarmantes, os programas que ajudavam jovens de baixa renda a ingressar nas universidades estão mais sumidos que promessa em época de eleição. Em 2019, 5,8% dos novos alunos entravam com bolsas do Prouni. Em 2023? Um mísero 2,6%! Isso mesmo! Uma queda que beira o crime contra a educação!

E não para por aí! O número total de alunos com bolsas integrais despencou, de 455 mil para apenas 337 mil. As parciais? Uma catástrofe: de 160 mil para 66 mil! Um verdadeiro massacre! São 25% a menos de bolsas integrais e um desfatado 60% a menos nas parciais!

DESGOVERNO E DESAMPARO: A REALIDADE CRUEL DOS JOVENS BRASILEIROS!

Não pense que o governo está se mexendo para mudar essa situação! Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, é claro: “O aluno com bolsa parcial precisa trabalhar para pagar a outra metade da mensalidade! É um ciclo de desistências!” Uma guerra que os jovens estão perdendo para o sistema!

E o Fies? Ah, o Fies! Mais uma promessa quebrada! De 733 mil contratos em 2014 para ENFIM, apenas 22 mil em 2024. Isso mesmo! Uma queda de 97%! Quem manda no país agora? Os ricos?!

FACULDADES TAMBÉM DESISTEM: MENSALIDADES E EVASÃO EM ALTA!

E se você acha que as faculdades particulares estão salvando o dia com suas bolsas, está redondamente enganado! Em 2020, 38,5% dos novos alunos tinham bolsas. Em 2023, esse número caiu para 30,5%! É a falta de esperança correndo livre e solta pelos corredores das universidades!

E aí, as taxas de evasão? Quase um terço da turba abandonando os estudos! 28,2% nos cursos presenciais! É gente demais saindo pelo ralo, enquanto o governo faz ouvidos moucos! Nos cursos a distância, a situação é ainda mais trágica: 40,3% de evasão!

A SOLUÇÃO? NINGUÉM TEM!!

Capelato manda o recado: “O Brasil precisa de política de permanência!” Se os jovens não têm grana nem pra comer, como esperar que estudem?! A realidade é crua, e o futuro, sombrio!

E o MEC? Ah, esse diz que está tudo sob controle, com promessas de reajuste nas bolsas e outras balelas. Mas quem acredita nisso?! São apenas números para iludir!

A HORA É AGORA: BATALHE POR SEU FUTURO!

A hora de agir é agora! A educação precisa ser prioridade! A responsabilidade é de todos nós! Vamos fazer barulho, porque os jovens não podem continuar sendo tratados como cifras em uma planilha! É hora de exigir o que é nosso por direito: educação de qualidade para todos!

Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
Pinterest
Telegram

Veja também