GOVERNO DE SÃO PAULO É COBRADO: A FAMOSA “CÂMERA QUE VAI MUDAR TUDO” ESTÁ CHEGANDO!
Câmara de Polícia! Testes com novas câmeras começam, mas e a segurança da população?
É isso mesmo, meus amigos! O Governador de São Paulo mandou um relatório bombástico para o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciando que as câmeras corporais, que estavam sumidas, finalmente vão começar a fazer barulho! Nesta sexta-feira, dia 24, a expectativa foi ao teto: uma nova era de vigilância se aproxima, e nós estamos de olho!
Dessa vez, a galera da Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP) soltou a bomba sobre a fase de testes das famosas câmeras em ação real. A “Operação Assistida” vai colocar o 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) em São José dos Campos para ver onde essas câmeras podem chegar. E adivinha? A Axon, que estava dominando a parada, fica de fora!
O drama é o seguinte: a Motorola vem com uma nova linha de câmeras, mas será que elas vão realmente ajudar na segurança? Ou será apenas mais um circo para enganar a população enquanto o crime rola solto por aí? Os testes estarão no ar a partir da próxima quarta-feira, dia 29, com 120 câmeras sendo utilizadas para ver se superam as expectativas!
CUIDADO, POVO!
As investigações da Polícia Militar não param, e as câmeras têm que provar que são mais do que só um belo gadget. Elas serão testadas em um "ambiente real". Ah sim, e as primeiras informações sobre se tudo vai funcionar ou se vai ser mais uma decepção vêm só em março, ou seja, que dureza esperar!
REGRAS DO JOGO!
Mas calma lá! Antes que você pense que vai ter câmera em todo canto, vem a decepção: em dezembro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso, que sabe tudo dos “direitos” dos policiais, fez um ajuste. A ideia inicial era colocar câmeras em todos os 80 mil homens – isso mesmo, não é brincadeira! Porém, com apenas 10.125 câmeras disponíveis, o governo teve que engolir a seco e se limitar a algumas áreas específicas.
Agora, as câmeras são obrigatórias apenas em operações de grande porte e em áreas vulneráveis. Se não aparecer bala, não tem imagem, é isso? Como assim?
A verdade é que a população está cada vez mais insegura, e promessas como essas só mostram a falta de preparo e compromisso deste governo com a segurança pública. Aqui, a gente continua de olho! Não vamos deixar essa história terminar na gaveta!
Crédito da foto publicada: www.cnnbrasil.com.br